Como se concentrar na oração

Como se concentrar na oração

Neste post colocaremos algumas práticas para nos ajudar a se concentrar na oração, bem como vencer as distrações que nos impede de rezar.

Ter um ambiente propício:
Pode ser tudo muito simples, mas tenha um “altar” com uma cruz, uma vela acesa… Se possível em um cômodo que você pode fechar a porta e ficar sozinho.

Use os sentidos a seu favor!
Olhando para a Cruz, ou para a chama da vela (que significa estar em vigilância) fica mais fácil manter os pensamentos em ordem.
Uma melodia de fundo, sem letra pode abafar barulhos externos que podem te tirar do foco. (Use fones de ouvido, fica ainda melhor)
Escreva suas orações, tenha um caderno e use para escrever como se fosse mandar uma carta para Deus.
Reze ou leia em voz alta, isso ajudar a prestar mais atenção no que você está fazendo.

Suas distrações podem te ajudar:
Muitas vezes no meio da oração nossos pensamentos viajam para os problemas que enfrentamos, medos futuros, contas a pagar… Use todos esses pensamentos para falar com Deus.
Por exemplo: Você está meditando os mistérios do terço e vem em mente suas preocupações. Pare e entregue a Deus, naquele exato momento o que te aflige. ” Senhor Deus, estou aqui tentando contemplar o terço mas aquele problema, aquela conta está tirando minha atenção, te entrego Senhor isso que estou passando…” E por aí vai…

Vídeo: Como enfrentar as distrações na oração

Seu corpo em Oração:
A posição de rezar influência diretamente na oração. Ainda mais se você estiver cansado. Ah mas não posso rezar deitado? Pode, mas a chance de você se dispersar é bem maior do que sentado, de pé ou de joelhos, que é a melhor opção.

Esteja disposto e não queira nada:
Esteja disposto a rezar todos os dias, mesmo com as distrações e não se apegue aos sentimentos. Não é todo dia que rezamos e sentimos aquele fervor, alguns sentem até arrepios, surgem lágrimas nos olhos. Mas isso tudo, apesar de ser bom não influencia na oração prática e no seu resultado. Se você sentir, bom, mas não deixe de rezar por não ter.

Determine um tempo:
10, 15, 20 minutos ou 1 hora. Quanto tempo você vai ter? Determine o tempo que vai passar em oração e se dedique a cumpri-lo. Mas não queira rezar para acabar logo, lembre-se que esse é um momento seu com Deus.

E nunca se esqueça:
A concentração na oração é uma luta, uma batalha.
Lembre-se que mesmo a oração com distração tem o seu valor. E Deus aprecia o seu esforço. Quanto mais você rezar mais vai sentir o amor de Deus e mais feliz e realizado você vai ser. Além de ir conquistando armas para a sua luta contra o pecado e ficando mais perto da santidade.

Rezar sempre, desistir jamais…

Comentários