Como ser um bom Catequista

Como ser um bom Catequista

Como Ser um Bom Catequista?

Muitas pessoas se perguntam: o que é necessário para ser um bom catequista? Qual é a melhor metodologia para aplicarmos em nossas salas de catequese?

A Igreja oferece excelentes modelos para todos os catequistas, sendo estes modelos os santos. Nos santos, encontramos homens e mulheres que conseguiram trazer muitos para a fé cristã. No entanto, não podemos nos prender apenas às metodologias que eles usaram. Embora possam servir como inspiração, elas não são suficientes para nos tornarmos bons catequistas.

Ao olharmos para a história dos santos, vemos diversas metodologias aplicadas no processo de catequese. Um exemplo notável é a metodologia de São João Bosco, conhecido como o “Apóstolo dos Jovens”. Dom Bosco sabia como ninguém formar os jovens, fazendo-se jovem no meio deles. Era comum vê-lo jogando bola ou participando de atividades com os jovens.

Outra característica que fazia sua “metodologia” ter sucesso era a confiança que ele depositava nos jovens, assumindo riscos para mostrar que acreditava neles. Em certa ocasião, chegou a assumir as consequências perante a lei para permitir que alguns jovens detidos deixassem a cadeia para passar um dia de retiro com ele.

No entanto, essa metodologia, embora brilhante, não seria suficiente por si só. De que adianta se fazer jovem no meio dos jovens se não houver algo concreto para oferecer? O que ele tinha para oferecer?

Existe algo comum entre os diversos santos que exerceram a função de catequizar: todos viviam um grande amor por Jesus Cristo. Esse era o segredo dos santos. Eles eram cheios de Jesus, viviam uma vida com Ele, e ao catequizar, era esse Jesus, visto e vivido, que ofereciam aos jovens.

Aqui está o grande segredo para sermos bons catequistas: precisamos amar Jesus e ter uma vida com Ele. Uma vez que nos propomos ser catequistas, precisamos transbordar o Cristo que enche nossa vida de sentido.

Para crescermos nesta amizade com Jesus, precisamos crescer na fé, e os meios para isso são a formação e a oração. Quando estudamos a nossa fé, quando buscamos formação, conhecemos melhor a Igreja, a vida dos santos e, enfim, conhecemos o próprio Cristo, pois Ele está vivo na Igreja.

Porém, o lugar por excelência para buscarmos esta amizade com o Senhor é na oração. Na oração, nos encontramos com Ele e, nesse encontro, vamos conhecendo-O e nos dando a conhecer.

Devemos levar a sério este ministério e buscar cada vez mais crescer nessa amizade com o Senhor, sendo pessoas cheias de Jesus, para mostrar que ser de Jesus vale a pena, e para mostrar Ele a todos os homens, mulheres e crianças que nos forem confiados como catequizandos.

No vídeo abaixo, aprofundo este tema tão necessário para nossos dias.

Um abraço de seu irmão na fé,

Diego Silva

Comentários

Deixe um comentário