Advento, tempo de conversão

Advento, tempo de conversão

Temos falado tanto de Advento nos últimos dias, mas, o que é esse tempo?

Todos os anos a Igreja nos prepara para a vinda do Senhor.

 

O objetivo do Advento é capacitar os cristãos a reconhecerem a presença de Cristo em suas vidas.

 

Sim! Porque como já dissemos na matéria anterior, o Natal não é apenas a festa de aniversário de Jesus, é memória, é reviver, é fazer acontecer agora, de maneira sobrenatural, o que aconteceu a mais de 2000 anos! o Natal é, na verdade, a celebração do mistério da Encarnação! E para isso nós precisamos nos preparar!

Você iria a uma festa muito importante, com muitos convidados importantes, vestido de qualquer jeito, descabelado, todo sujo? Ah! Eu acredito que não! Pois bem! Nós precisamos nos preparar para essa festa de Jesus onde vamos viver os 5 mistérios da vinda do Senhor!

Advento significa chegada, tempo de preparação, oração, arrependimento, expectativa, esperança, alegria silenciosa, em que esperamos o Senhor.

O Advento é o tempo litúrgico que antecede o Natal. Começa na noite do sábado, véspera do 1.º domingo, e vai até o dia 24 de dezembro. São 4 domingos. É tempo de esperança, de estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor. Tempo precioso para recordar o mistério da salvação e reavivar os valores cristãos. Neste tempo, fazemos memória da manifestação do Senhor Jesus em sua encarnação e em nossa história, enquanto aguardamos a sua nova vinda.

O tempo do Advento deve ser celebrado com sobriedade e discreta alegria. Flores e instrumentos musicais deverão ser usados com moderação. Nessas quatro semanas somos convidados a esperar Jesus que vem. É um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor. Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador. Nas duas últimas, a Igreja nos faz lembrar a espera dos Profetas e de Maria pelo nascimento de Jesus.

 

É tempo de esperança na renovação de todas as coisas, na libertação de todas as amarras que nos prendem e não nos conduzem à vida eterna. Esperança para vencer as dificuldades, tribulações e medos que nos acompanham a cada instante. Tempo propício à conversão para “preparar o caminho do Senhor”, por meio da Oração e um profundo mergulho na Palavra. Daí a necessidade de fazermos uma avaliação do que significa e de como vivenciamos o tempo do Advento em nossas comunidades, em nossa família e seria muito bom que para toda essa preparação, fizéssemos a novena de Natal!

Precisamos estar atentos e vigilantes pois a esperança da Segunda vinda gloriosa de Jesus precisa estar como meta em nossas vidas, já pensou, Jesus chegar e não estarmos prontos!?

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Marcos
(Mc 13, 33-37)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Cuidado! Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando.


Vigiai, portanto, porque não sabeis quando o dono da casa vem: à tarde, à meia-noite, de madrugada ou ao amanhecer. Para que não suceda que, vindo de repente, ele vos encontre dormindo. O que vos digo, digo a todos: Vigiai!”

Giuliane Matos

Comentários