Como começar uma oração
Os passos para a oração
A primeira coisa que devemos fazer quando vamos rezar é justamente nos colocar na presença de Deus.
Muitas vezes rezamos sem a devida preparação. A oração por definição, é um encontro com o Senhor, que pela força do nosso batismo, está dentro de nós. Por isso, para rezarmos bem precisamos primeiramente silenciar pra entrarmos nesta presença, se estamos correndo para resolver os problemas do dia a dia e paramos pra rezar, não vai dar certo, pois nosso corpo está agitado. E para se encontrar com Deus é preciso primeiramente encontrar consigo mesmo, silenciar-se e assim se colocar na presença de Dele.
São Francisco de Sales nos ajuda quando ensina em obra Filoteia a “criar ambiente”. O nos ensina a usar nossa imaginação para representar o que acontece na hora da oração, que é justamente ficarmos diante de Jesus.
Seguindo o método de São Francisco de Sales, devemos nos colocar em um lugar silencioso e usar a imaginação para representar Jesus ali diante de nós, e a partir do uso da imaginação, começamos a rezar conversando com Jesus.
Porém para que isso se torne possível e nós possamos viver bem a oração, é necessário também estar em local silencioso, para isso é necessário que cada um de nós, possamos ver em nossa casa por exemplo, qual o horário mais favorável para isso, qual momento nossa casa está mais silenciosa. Muitos Santos indicam que o melhor horário para que se realize uma oração mais recolhida é de manhã, quando nosso sentidos não estão ainda muito despertos e agitados.
Diante disso pode surgir algumas dúvidas, como por exemplo: rezo caminhando, arrumando a casa etc… esta oração tem valor? Sim, claro que tem. Porém ainda que façamos estas orações que tem como finalidade nos colocar na presença de Deus, (o que lhe confere o seu valor), é muito necessário que também tenhamos este momento de uma oração mais recolhida, onde de fato nós vivamos a oração em um momento mais pessoal de fato como foi proposto aqui.
Este é então o primeiro passo para uma boa e frutuosa oração. Nos próximos posts traremos outros pontos que vão nos ajudar nessa jornada.
Comentários