Devoções Católicas: O Ano de São José

Devoções Católicas: O Ano de São José

 

https://youtu.be/52vtrcLp0OU

 

O Ano de São José

O ano de são José foi decretado pelo Papa Francisco do dia 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021. O Papa quis celebrar através desta proclamação os 150 anos da constituição de São José como padroeiro da Igreja, feita pelo bem aventurado papa Pio IX.

Há 150 anos o papa decretava São José padroeiro oficial da Igreja em meio uma fase muito difícil para igreja. O Papa poderia ter escolhido outro santo, ou até a Virgem Maria para ser padroeira da Igreja, mas na época o Papa recebeu diversos apelos de bispos, padres e religiosos para que se proclamasse São José como padroeiro da Igreja. Assim no dia 8 de dezembro de 1870 o bem aventurado papa Pio IX declarou São José como patrono da Igreja.

Ao declarar São José como padroeiro da Igreja o papa reforçou a missão que José outrora exercia para com o próprio menino Jesus e agora exerce com a Igreja que é justamente o corpo místico de Cristo. Outrora como pai adotivo de Jesus, José tinha a missão de proteger , guiar e conduzir o menino. Esta mesma missão agora José tem também com a Igreja, principalmente nos tempos difíceis de quando o papa Pio IX o proclamou como padroeiro e nos tempos atuais que não são diferentes, onde os inimigos da Igreja se levantam para destrui-la.

Outra missão que São José teve para com Jesus e também tem para com os membros da Igreja é a de formador. José foi o pai adotivo de Jesus não apenas na infância mais também, segundo a tradição, ensinou seu oficio de carpinteiro a Jesus. Assim José deve ser para nós mais do que formador, deve ser um exemplo a ser seguido.

Exemplo de confiança em Deus: José nunca se desesperou. Ele que era um homem justo teve sempre um coração confiante em Deus, quando o anjo lhe apareceu em sonho mesmo sem entender agia de maneira confiante sem questionar.

Exemplo de obediência: Diante da revelação de Deus em seus sonhos, ele não hesitou em obedecer prontamente. Assim também nós devemos renunciar a nossa vontade para abraçar a vontade de Deus, pois esta é a melhor sempre, ainda que não a compreendemos.

Exemplo de humildade: José na bíblia não diz uma palavra, ele é uma presença silenciosa que tem como meta cumprir sua missão, como Maria, se faz escravo das promessas de Deus não preocupando com sua imagem mais apenas em servir e agradar a Deus e cumprir sua missão, prova disso é que não sabemos nem ao menos como ele morreu.

Por fim José é um exemplo a todos de entrega a Deus e de santidade especialmente em mundo marcadamente egoísta. São José é um exemplo de desprendimento de si e entrega para Deus e ao outro.

Assim temos em São José a figura de um pai. Pai que cuida, protege, e também forma, ensina e que é exemplo a ser seguido.

 

São José, Rogai por nós!!!

 

 

Comentários