O Natal. O que celebramos nesta festa tão importante?
Chegou o Natal! Viva Jesus! Parabéns pra você, nessa data querida… Oooopaaaa!
Nada de cantar parabéns! Natal não é aniversário de Jesus! UAI?! NÃO?!
NÃO!!! Essa data nos leva muito além!
Você sabia que o Natal é composto na verdade por 5 festas, e não apenas 1?!
Garanto que esse artigo vai abrir sua mente e coração!
Primeiro quero te ajudar a entender o que é liturgia!
A liturgia tem essa característica: na força do Santo Espírito torna presente realmente, de verdade,
aquele acontecimento ocorrido no passado. Não é uma repetição do acontecimento,
nem uma recordação! É, ao invés, aquilo que a Bíblia chama de memorial,
isto é, tornar presente os atos de salvação de Deus!
O nosso Deus, quando quis nos salvar, agiu na nossa história. Primeiramente agiu na história de toda a humanidade, guiando de modo secreto e sábio todos os seres humanos e sua história. Finalmente, Deus agiu de modo pleno e total, fazendo-se pessoalmente presente, em Jesus Cristo, que é o cume, o centro e a finalidade da revelação e da ação de Deus: em Jesus, tudo quanto Deus sonhou para nós se realizou de modo pleno, único, absoluto, completo e definitivo!
E tudo isso chegou à plenitude na vida, nos gestos, palavras e ações de Jesus Cristo! Pois bem: são estas obras salvíficas de Deus, realizadas de modo pleno em Jesus, que nós tornamos presente na nossa vida quando celebramos a Santa Liturgia, sobretudo a Eucaristia!
Na força do Espírito Santo de Jesus, através das palavras, dos gestos e dos símbolos litúrgicos, os acontecimentos do passado — todos resumidos em Cristo: na sua Encarnação, no seu Nascimento, Ministério, Morte e Ressurreição e no Dom do seu Espírito — tornam-se presentes na nossa vida. (Dom Henrique Soares)
O que tudo isso tem a ver com o Natal?
No Natal, é exatamente assim, não comemoramos o aniversário do menino JESUS que hoje faz 2021 anos! Nós vivemos o Cristo que nasce hoje novamente!
Celebrando a liturgia do Natal, o acontecimento do passado (a Manifestação do Filho de Deus) torna-se presente no hoje da nossa vida! Na liturgia do Natal a Igreja não diz: “Há dois mil anos nasceu Jesus”! Nada disso! O que ela diz é: “Alegremo-nos todos no Senhor: hoje nasceu o Salvador do mundo, desceu do céu a verdadeira paz!” (Antífona de Entrada da Missa da Noite do Natal).
Celebrando a Eucaristia do Natal, recebemos a graça do Natal, entramos em comunhão com o Cristo que veio no Natal, porque recebemos no Corpo e Sangue do Senhor o próprio Cristo que nasceu para nós, e, agora, Cristo ressuscitado, pleno do Santo Espírito! É incrível, mas a graça do Natal chega a nós mais do que chegou para Maria e José e os pastores e os magos. Porque eles viram um menininho no presépio, enquanto nós o recebemos dentro de nós, seu Corpo no nosso corpo, seu Sangue no nosso sangue, sua Alma na nossa alma, seu Espírito no nosso espírito… e não mais um menininho frágil, com esta nossa vidinha humana, mas o próprio Filho agora glorificado, com uma natureza humana imortal e gloriosa, que nos transformará para a vida eterna. (Dom Henrique Soares)
Para viver bem esse momento, a Igreja propõe para nós um tempo de preparação que se chama Advento. O Advento é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde nós, fiéis, esperamos o Nascimento de Jesus Cristo, vivemos o arrependimento e promovemos a fraternidade e a Paz na expectativa para a Segunda vinda de Cristo. Nesse tempo do Advento que se inicia este ano, no próximo dia 28/11/21, é muito importante decorar as casas, colocar uma guirlanda na porta que contenha a Sagrada família, montar junto com as crianças a árvore de Natal, ter presépios, imagens natalinas espalhadas pela casa, para que tudo isso traga O NOVO DE DEUS que se espera para a família.
No artigo Advento você vai entender direitinho como agir em casa para que as crianças entrem no espírito natalino e amem mais ainda a Jesus.
E é claro que eu tinha que explicar a vocês quais são as 5 festas do Natal! Clique aqui e você vai entender tudinho!
Fique na santa paz do Nosso Deus!
Um santo Advento para você e sua família.
Giuliane Matos
Comentários