Qual o sentido da quaresma?

Qual o sentido da quaresma?

Quaresma é um tempo de conversão que dura 40 dias e nos lembra tempos fortes de conversão dos homens da bíblia, como no livro do Êxodo e Deuteronômia, onde o povo hebreu junto com Moisés enfrentaram 40 anos de deserto, quantas lutas, medos, quedas, revolta, assim como nós quando não aceitamos certas provações… mas também, quanta vitória, transformação, quantos sinais e prodígios maravilhosos de Deus. Representa também os 40 dias que Jesus Passou no deserto, meu Deus! 40 dias de jejum e oração, conforme você pode meditar, em Mateus, 4 1-11. O que me vem à mente é: “já pensou se pudéssemos viver espírito quaresmal o ano todo? Quantas almas a mais o céu receberia no dia glorioso de nossa Páscoa pessoal?

A quaresma é o tempo de preparação para a Páscoa do Senhor, após revivermos sua Paixão e Morte na Semana Santa, nos regozijaremos com o Sábado Santo e o Domingo da Ressurreição e essa memória precisa nos centralizar na realidade de que todos nós vamos viver nossa própria Páscoa! Sim! Nem eu e nem você somos cidadãos deste mundo, estamos aqui por um tempo, uma passagem, assim como foi com nosso Jesus e tudo o que fizermos de bom, acumulará bençãos extraordinárias para a nossa vida após a nossa Páscoa! Jesus ressuscitou e está vivo no meio de nós e a cada um de nós está reservada a maior de todas as graças, que é viver este tempo aqui na Terra, de modo sobrenatural, experimentando a cada instante os auxílios da graça de Deus e na eternidade contemplar o Senhor face a face!

Você conhece pessoas que vivem como se tudo acabasse aqui?

Pessoas egoístas, gananciosas, hipócritas, mentirosas, malvadas, assassinas, encrenqueiras, manipuladoras… é terrível, não é? Você acha que elas terão a mesma eternidade daquelas que vivem a humildade, a mansidão, a pobreza, o amor, a paciência, a caridade, a esperança, buscando ser amáveis e aceitando as provações com sabedoria e silêncio? De modo algum! Só de ler essa frase, você percebeu duas sensações totalmente adversas: ANGÚSTIA e PAZ, imagina se o estado destas duas realidades de pessoas é a mesma? Na eternidade também, haverá uma realidade espiritual totalmente diferente e é para isso que existe a quaresma, olhar para dentro do nosso coração e enxergar: nossas fraquezas, misérias, limitações, nosso pecado, e abrir o coração para jogar tudo isso que é LIXO, no lixo e nunca mais voltar a ser os mesmos!

Veja também:Ainda devemos fazer penitência? Quaresma

Veja também:Via Sacra com Santo Afonso de Ligório

Veja também:Precisamos nos converter! Quaresma.

Veja também:5 coisas que você precisa saber sobre a Quaresma.

 

Cada quaresma precisa fazer nascer um homem/mulher novos em Deus! Não somente pessoas melhores, mas, pessoas santificadas!

Podem alguns, olhar para estes termos e pensar que estão sendo acusados, julgados, mas não! Existe muito amor! Amor de Deus que nos criou para a felicidade plena, para sermos livres, para amar e ser amados, para receber a paz em abundância e viver em comunhão com Ele, que tanto nos quer bem! O pecado só traz dor e aflição, é alegria momentânea, falsa e passageira, SÓ DEUS É ALEGRIA INFINITA!

Se nós que somos cheios de fraquezas sabemos amar, imagina o Senhor que nos criou só pra isso: para o amor!?

Portanto, meus queridos amigos, para nós, que temos o dom da fé, a quaresma é um tempo de graça, que nos demanda propósitos concretos de mudança interior e que este tempo dure todos os dias de nossas vidas!

Precisamos viver esse propósito de estar em Deus, de fazer tudo com amor, de não pecar, de amar o próximo e a Deus, continuamente, todos os dias e a cada segundo de nosso existência, porque só nestas coisas há a verdadeira felicidade e liberdade!

Nos próximos post’s falaremos sobre como viver melhor esse tempo favorável de conversão! Que Deus abençoe sua vida!

Giuliane Matos

Comentários