Santa Rita de Cássia, intercessora das famílias

Santa Rita de Cássia, intercessora das famílias

Religiosa [1371-1447]

Uma Infância cheia de devoção 

A pequena periferia de Roccaporena, na Úmbria, foi berço de Margarida Lotti, provavelmente por volta de 1371, chamada com o diminutivo de “Rita”. Seus pais, humildes camponeses e pacificadores, procuraram dar-lhe uma boa educação escolar e religiosa na vizinha cidade de Cássia, onde a instrução era confiada aos Agostinianos. Naquele contexto, amadurece a devoção a Santo Agostinho, São João Batista e São Nicolau de Tolentino, que Rita escolheu como seus protetores.

Mulher e mãe dedicada

Por volta de 1385, a jovem se uniu em matrimônio com Paulo de Ferdinando de Mancino. A sociedade de então era caracterizada por diversas contendas e rivalidades políticas, nas quais seu marido estava envolvido. Mas a jovem esposa, através da sua oração, serenidade e capacidade de apaziguar, herdadas pelos pais, o ajudou a viver, aos poucos, como cristão de modo mais autêntico. Com amor, compreensão e paciência, a união entre Rita e Paulo tornou-se fecunda, embelezada pelo nascimento de dois filhos: Giangiacomo e Paulo Maria. Porém, a espiral de ódio das facções políticas da época acometeram seu lar doméstico.

 

 

Assassinato do esposo e perdão

O esposo de Rita, que se encontrava envolvido também por vínculos de parentela, foi assassinado. Para evitar a vingança dos filhos, escondeu a camisa ensanguentada do pai. Em seu coração, Rita perdoou os assassinos do seu marido, mas a família Mancino não se resignou e fazia pressão, a ponto de desatar rancores e hostilidades. Rita continuava a rezar, para que não fosse derramado mais sangue, fazendo da oração a sua arma e consolação.

Doença dos filhos

Entretanto, as tribulações não faltaram. Uma doença causou a morte de Giangiacomo e de Paulo Maria; seu único conforto foi pensar que, pelo menos, suas almas foram salvas, sem mais correr o risco de serem envolvidos pelo clima de represálias, provocado pelo assassinato do marido. Tendo ficado sozinha, Rita intensificou sua vida de oração, seja pelos seus queridos defuntos, seja pela família de Mancino, para que perdoasse e encontrasse a paz.

 

Pedido recusado

Com a idade de 36 anos, Rita pediu para ser admitida na comunidade das monjas agostinianas do Mosteiro de Santa Maria Madalena de Cássia. Porém, seu pedido foi recusado: as religiosas temiam, talvez, que a entrada da viúva de um homem assassinado pudesse comprometer a segurança do Convento. No entanto, as orações de Rita e as intercessões dos seus Santos protetores levaram à pacificação das famílias envolvidas na morte de Paulo de Mancino e, após tantas dificuldades, ela conseguiu entrar para o Mosteiro.

Monja Agostiniana

Narra-se que, durante o Noviciado, para provar a humildade de Rita, a Abadessa pediu-lhe para regar o tronco seco de uma planta, e que sua obediência foi premiada por Deus, pois a videira, até hoje, é vigorosa. Com o passar dos anos, Rita distinguiu-se como religiosa humilde, zelosa na oração e nos trabalhos que lhe eram confiados, capaz de fazer frequentes jejuns e penitências. Suas virtudes tornaram-se famosas até fora dos muros do Mosteiro, também por causa das suas obras de caridade, juntamente com algumas coirmãs; além da sua vida de oração, ela visitava os idosos, cuidava dos enfermos e assistia aos pobres.

A Santa das rosas

Cada vez mais imersa na contemplação de Cristo, Rita pediu-lhe para participar da sua Paixão. Em 1432, absorvida em oração, recebeu a ferida na fronte de um espinho da coroa do Crucifixo. O estigma permaneceu, por quinze anos, até a sua morte. No inverno, que precedeu a sua morte, enferma e obrigada a ficar acamada, Rita pediu a uma prima, que lhe veio visitar em Roccaporena, dois figos e uma rosa do jardim da casa paterna. Era janeiro, período de inverno na Itália, mas a jovem aceitou seu pedido, pensando que Rita estivesse delirando por causa da doença. Ao voltar para casa, ficou maravilhada por ver a rosa e os figos no jardim e, imediatamente, os levou a Rita. Para ela, estes eram sinais da bondade de Deus, que acolheu no Céu seus dois filhos e seu marido.

Veneração de Rita

Santa Rita expirou na noite entre 21 e 22 de maio de 1447. Devido ao grande culto que brotou logo depois da sua morte, o corpo de Rita nunca foi enterrado, mas mantido em uma urna de vidro. Rita conseguiu reflorescer, apesar dos espinhos que a vida lhe reservou, espalhando o bom perfume de Cristo e aquecendo tantos corações no seu gélido inverno. Por este motivo e em recordação do prodígio de Roccaporena, a rosa é, por excelência, o símbolo de Rita.

A minha oração

Rita, grande intercessora das famílias, a ti pedimos verdadeiras graças de conversão sobre aqueles que amamos. Tuas rosas são sinais de salvação, por isso te pedidos a paciência e o perdão, a oração e intercessão. Ajuda-nos de forma concreta nessa luta. Amém!

Santa Rita de Cássia , rogai por nós!

 

Orações a Santa Rita de Cássia

 

Oração contra preocupação

ORAÇÃO CONTRA PREOCUPAÇÃO

Senhor, meu Deus, entro em tua santa presença neste momento para colocar a minha vida em tuas mãos. Senhor, sei que não devo andar ansioso e preocupado com coisa alguma, porém eu estou com o meu coração cheio de preocupações excessivas e isso tem tirado a minha alegria

Senhor, por mais que eu não queira, as preocupações invadem a minha mente e me fazem andar triste e desanimado.

Mas eu não quero isso para a minha vida

Crendo na tua palavra que diz: “todas as minhas aflições e ansiedades já foram levada pelo Senhor Jesus na cruz” de que “eu posso colocar as minhas preocupações aos pés do Senhor e tu me livraras dela”, por isso, nessa fé, eu digo a todo mal que saiam da minha vida, excesso de preocupação, ansiedades, medos, frustrações, saiam agora da minha mente, do meu coração, da minha vida em nome de Jesus Cristo. Eu determino que na minha vida haja paz, haja tranquilidade e segurança. Amém e graças a Deus.

Agradecimento a Santa Rita de Cássia

AGRADECIMENTO A SANTA RITA DE CÁSSIA

É com o coração profundamente comovido que hoje venho a vós, ó gloriosa e poderosa Santa Rita. Na hora do perigo, no momento em que esteva ameaçada a minha felicidade e a dos que me são caros, a vós roguei com a alma aflita e cheia de apreensão.

A vós supliquei, a vós que todos chamam de Santa dos Impossíveis, Advogada nos Casos Desesperados, Refúgio na última Hora… Não foi iludida a minha confiança em vós.

Agora volto a vós, não mais com as lágrimas do sofrimento nos olhos, mas com alegria e serenidade nos olhos, mas com alegria e serenidade no coração, para vos ofertar meu infinito reconhecimento.

Esta alegria, esta serenidade, a vós as devo, cara Santa, a vós que intercedestes em meu favor junto a Jesus, apesar da minha indignidade, e me alcançastes a graça desejada.

Quisera poder melhor exprimir-vos o profundo sentimento de gratidão que enche meu coração, ó Santa milagrosa, ó consoladora dos aflitos, mas a própria emoção causada pela felicidade de ter obtido esta graça paralisa minhas expressões e somente sei murmurar: graças vos dou, muitas graças, mil graças, Santa Rita.

Para vos demonstrar, então, de maneira mais eficaz meu infinito reconhecimento, prometo-vos propagar com zelo cada vez maior a devoção a vós, fazer-vos amada por aqueles que não vos conhecem ainda e que não têm, como eu, a felicidade de ter experimentado vossa infinita benevolência.

Prometo-vos auxiliar, segundo as minhas possibilidades, a devoção e participar, sempre que possível, das cerimônias celebradas em vossa honra. Para tornar-me sempre mais digno do auxílio do céu e da vossa santa proteção, tomo a partir de hoje a resolução de cumprir com maior zelo e fervor os meus deveres cristãos.

Ó Santa Rita, a vós confio o cuidado de apresentar a Deus estas sinceras resoluções e de lhe agradecer por mim a graça generosamente concedida. Dignai- vos, enfim, não me desamparar jamais e continuai a dispensar-me vossa santa e ativa proteção, a fim de que possa um dia encontrar-vos no céu e dizer-vos melhor todo o meu reconhecimento. Amém!

Ladainha de Santa Rita

LADAINHA DE SANTA RITA

Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos.
Deus Pai dos céus, tende piedade de nós.
Deus filho Redentor do Mundo,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade que sois um só Deus,
Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
Santa Virgem das virgens,
Santa Rita, sol iluminoso para guiar ao porto da salvação,
Santa Rita, intercessora dos aflitos,
Santa Rita, anjo de caridade,
Santa Rita, serafim inflamado no amor divino,
Santa Rita, modelo exemplar das esposas,
Santa Rita, coroada com os espinhos de Cristo crucificado,
Santa Rita, valioso auxílio em todas as necessidades,
Santa Rita, sol brilhante da Igreja católica,

Pelo inexplicável gozo que tivestes no dia da vossa profissão, escutai a nossa prece
Pelas particulares consolações que gozou a vossa alma,
Pelas graças que recebestes do Santíssimo Sacramento da Eucaristia,
Pela cruz de um marido incompatível,
Pelas dores crudelíssimas que sofreste em vossa fronte,
Por todas as vossa tribulações, amparai esta súplica
Pela vossa vida paciente, penitente e solitária,

Vós, cujo coração foi um trono da majestade divina,
Vós que, sendo uma criatura terrena, pareceis um querubim celeste,
Vós que recebestes o poder de triunfar dos impossíveis,
Vós que sois a consoladora dos necessitados,
Vós que fostes assinalada com o selo de Jesus Cristo,
Vós que tudo podeis junto a Jesus e Maria,

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos, Senhor
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, ouvi-nos, Senhor
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, tende misericórdia de nós

– Assinalastes, Senhor, a vossa serva Rita.
– Com o sinal de vossa caridade e paixão.

Oremos

Deus, que vos dignastes conferir à Santa Rita tamanha graça que, havendo ela vos imitado no amor aos seus inimigos, trouxe no coração e na fronte os sinais de vossa caridade e sofrimento, concedei, nós vo-lo suplicamos, que pela sua intercessão e merecimento amemos os nossos inimigos e com espinho da compunção, perenemente contemplemos as dores de vossa paixão e mereçamos receber a recompensa prometida aos mansos e humildes. Amém.

Súplica a Santa Rita para dia 22 de Maio

SÚPLICA A SANTA RITA PARA DIA 22 DE MAIO

Ó gloriosa Santa Rita, uma prece fervorosa brota espontaneamente do nosso coração neste dia consagrado a vós pela Igreja, nossa Mãe.

Nesta hora solene, na qual milhares de corações se dirigem a vós cheios de fé e confiança de experimentarem vossa celeste proteção, eu também uno minha prece ao Sacratíssimo Coração de Jesus e à sua Mãe Maria Imaculada, para obter as graças de que tanto preciso.

Ó grande Santa da Igreja de Deus, não será possível que minha confiança em vosso patrocínio seja frustrada! Não sois vós aquela que o povo denomina a Santa dos Impossíveis, a Advogada dos Casos Desesperados? Eu justamente me acho em tão tristes condições por causa dos meus pecados!

Não afasteis de mim o vosso olhar, não me fecheis o coração; eu estou certo que experimentarei a vossa poderosa intercessão. Reconheço-me indigno por causa dos meus pecados; pois bem, mostrai a vossa caridade, o vosso grande amor, obtendo-me a salvação para a minha alma.

Esta é a graça que principalmente peço a Deus pela vossa intercessão, neste dia comemorativo da vossa estrada no Paraíso. Com esta graça, alcançai-me também as outras, que me são necessárias, segundo a vontade divina.

Ó boa Santa Rita, recebei os meus votos, ouvi os meus gemidos, enxugai as minhas lágrimas e eu também proclamarei ao mundo o amor de Deus (apresente seu pedido).

Neste dia de glória, no qual aumenta e mais viva se faz a confiança no vosso patrocínio, peço-vos: obtende de Deus, por meio de Jesus Cristo, a benção que imploro, para mim, para os presentes, para o Vigário de Jesus Cristo, o Episcopado Católico, o Sacerdócio, para os vossos Religiosos, Irmãos e Irmãs de hábito, que formam a ordem do grande Santo Agostinho, para os benfeitores do vosso Santuário e Mosteiro de Cássia, para os propagadores do vosso culto, para os enfermos, os pobres, os aflitos, os pecadores, para todos e para as Almas do Purgatório.

Ó Santa Rita, esposa amabilíssima de Jesus Crucificado, de quem recebestes como dom um espinho de sua sacratíssima coroa, neste dia de triunfo ajudai-me e com vossa proteção acompanhai-me até a hora da minha morte. Assim seja.

Oração pelos inimigos

ORAÇÃO PELOS INIMIGOS

Deus, que vos dignastes conceder tantas graças a Santa Rita, até a de amar os inimigos e a de trazer na fronte os sinais da vossa caridade e Paixão, ensinai-nos, nós, nós vos pedimos, por sua intercessão e pelos seus méritos, a perdoar aos nossos inimigos e a contemplar as dores da vossa Paixão, para conseguirmos, assim, o prêmio prometido aos mansos e aos que choram. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos. Amém

Oração do viúvo (da viúva) 2

ORAÇÃO DO VIÚVO (DA VIÚVA) 2

Deus pai, obrigado pela vida do meu companheiro, (minha companheira) no qual fiquei vários anos casado… (diga o nome) que criastes com tanto amor. Na Vossa infinita bondade, quisestes que ele (ela) fizesse parte da minha vida.

Eu creio que foi o Senhor que lhe deu a vida, e que ele (ela) morreu não por vossa culpa.

Deus Pai, eu Vos agradeço e Vos louvo pelo tempo que vivemos juntos. Pai, enviai Vosso Espírito Santo, para que Ele cure meu coração desta dor.

Vinde, Espírito Santo, preenchei o vazio que ficou em mim pela falta que sinto dele (dela).

Jesus, curai meu coração, para que todas minhas recordações sejam repletas de imagens lindas dos momentos que vivemos juntos.

Maria, colocaram Jesus em Vossos braços, quando o tiraram da cruz, e eu também entrego e consagro para sempre meu ente querido e minha vida para Vós. Cuidai dele e de mim.

Maria, minha mãe, ajudai-me seguir a Jesus, para que, por toda a eternidade, no Kairós, eu possa viver feliz junto com este meu ente querido. Pai Nosso, Ave Maria…

Oração de uma viúva 1

ORAÇÃO DE UMA VIÚVA 1

Ó Santa Rita, esplêndido modelo das viúvas cristãs, sinto o desejo de ajoelhar-me diante de vós e implorar vosso auxílio para minha vida. Desde que a morte retirou de meu lado aquele que o Senhor me tinha dado como companheiro de vida, vejo somente choro, tristeza e desconforto ao meu redor.

Vós, que com resignação heróica e cristã suportastes a perda violenta de vosso esposo, obtende também para mim a força de saber conformar-me às disposições do céu e a graça de transcorrer com alegria os dias da minha vida.

Suba até vós a prece que brota de meus aflitos lábios. Tenho certeza de que o Senhor, que é defensor e juiz das viúvas, me dará forças para carregar cruzes com resignação e Nele colocar minha esperança, para obter um dia o prêmio da eterna felicidade. Amém

Oração de uma mãe

ORAÇÃO DE UMA MÃE

Entre as muitas graças que o Senhor me concedeu, ó gloriosa Santa Rita, eu agradeço a da maternidade, com todas as responsabilidades de meu estado de mãe. De quem poderei obter a força para cumprir com todos os meus deveres de mãe, senão de vós, que fostes perfeito modelo de mãe cristã?

Vós, que fostes tão solícita em educar os filhos na disciplina e no temor de Deus, volvei para mim um olhar de benevolência, para que eu possa ser uma verdadeira mãe de família. Possa eu, com a palavra e o exemplo, educar meus filhos na bondade dos costumes, na piedade e na religião. Possa instilar no ânimo deles todo tipo de virtude: prevení-los contra o mal, fortificá-los no bem e guiá-los continuamente no caminho do céu. Amém

Oração de uma esposa

ORAÇÃO DE UMA ESPOSA

Ó gloriosa Santa Rita, também eu recebi do Senhor um esposo para proteger-me e sustentar-me no meio dos perigos da vida; fazei- que, guiada pelo vosso exemplo, eu o ame com amor cristão, respeitoso, paciente, constante e lhe seja sempre única e fiel companheira, dividindo com ele as alegrias e as tristezas.

Quero ser uma esposa irrepreensível e terna mãe, modelo de virtude e de piedade para toda minha família. Que o meu coração se mantenha sempre puro e sem mancha, preservando-me de todo pecado.

Afastai de mim o espírito da vaidade, da mentira, do erro, jamais permitindo que qualquer paixão desregrada leve-me a ofender a santidade do meu estado matrimonial. Protegei também o meu esposo, conserva- o junto de mim por muitos anos, abençoai-o, fazei que seja meu sustentáculo, não só na vida terrena, mas também na vida eterna, para que, competindo entre nós no caminho da virtude, possamos agradar ao Senhor e, deste modo, mereçamos um dia ser admitidos na pátria celeste do Paraíso. Amém

Oração para a proteção do lar

ORAÇÃO PARA A PROTEÇÃO DO LAR

Poderosa Santa Rita, a quem Deus constituiu Auxiliadora dos Cristãos, nós vos escolhemos como Senhora e Protetora desta casa. Dignai-vos mostrar aqui o vosso poderoso auxílio. Preservai esta casa de todo perigo: do incêndio, da inundação, do raio, das tempestades, dos ladrões, dos malfeitores, da guerra e de todas as outras calamidades que conheceis. Abençoai, protegei, defendei e guardai como coisa vossa as pessoas que vivem nesta casa. Sobretudo, concedei-lhes a graça mais importante: a de viverem sempre na amizade de Deus, evitando o pecado. Dai-lhes a fé que tivestes na Palavra de Deus e o amor que nutristes para com o vosso Salvador Jesus Cristo e para com todos aqueles pelos quais Ele morreu na cruz. Gloriosa Santa Rita, rogai por todos os que moram nesta casa que vos foi consagrada. Amém!

PRECE À SANTA RITA DE CÁSSIA

Ó poderosa e gloriosa Santa Rita chamada Santa das causas impossíveis, advogada dos casos desesperados, auxiliadora da última hora, refúgio e abrigo da dor que arrasta para o abismo do pecado e da desesperança, com toda a confiança em Vosso poder junto ao Coração Sagrado de Jesus, a Vós recorro no caso difícil e imprevisto, que dolorosamente oprime o meu coração.

(Faça seu pedido)

Obtenha a graça que desejo, pois sendo-me necessária, eu a quero. Apresentada por Vós a minha oração, o meu pedido, por Vós que sois tão amada por Deus, certamente será atendido. Dizei a Nosso Senhor que me valerei da graça para melhorar a minha vida e os meus costumes e para cantar na Terra e no Céu a Divina Misericórdia.

Santa Rita das causas impossíveis, intercedei por nós! Amém.

Oração de Santa Rita de Cássia

ORAÇÃO DE SANTA RITA DE CÁSSIA

Ó Santa Rita, / Filha obediente, / esposa amável de homem difícil, / mãe paciente de filhos rebeldes, / irmã bondosa e compreensiva das religiosas do convento, / noiva maravilhosa e sofredora do nosso amado Senhor, / modelo de vida para todas as famílias, / vós conheceis a humanidade e seu sofrimento, / vós sabeis também da angústia do meu coração / e do pedido que venho depositar aos vossos pés… (pausa) … confiança sem limite na vossa intercessão / me leva a vós. Inúmeras pessoas ajudastes, / em casos desesperados e quase impossíveis, / sendo vós um refúgio seguro / para todos os que rezam com fé.

Não esqueçais meu fervoroso pedido, / sendo vós que, como ninguém, / conhecestes o que é sofrer / e também tivestes o privilégio de levar na fronte um espinho da coroa de Cristo.

Ajudai-me a carregar a minha cruz / e seguir com coragem o meu caminho, / para que ele me leve a Cristo, / na glória de Deus. / Amém.

Sede minha protetora, / Rita bem-aventurada.

Giuliane Matos

Comentários