São João I, papa e mártir Santo do dia 18/05

São João I

Data: 18 de Maio

  

A figura deste papa descortina uma triste página da história da Igreja em Roma. Nasceu em Toscana, Florência, no século V. Governou a Igreja somente por dois anos e meio. Foi eleito Papa em 523.

Marcou a Igreja com muitos trabalhos pastorais, foi o precursor do canto gregoriano e da restauração de muitas igrejas, mas o seu objetivo como Papa, foi de confirmar a fé dos irmãos.

Papa João I viveu num tempo e contexto político-religioso complexo. Quem reinava na Itália era Teodorico, um cristão, mas que fazia parte da seita ariana. Existia um conflito entre Teodorico e Justino, e os dois imperadores se chocavam. No meio deste contexto, a vítima foi o Papa João I, que foi forçado por Teodorico a uma missão. Teodorico exigiu que o Papa João I viajasse para Bizâncio a fim de obter do imperador Justino a retratação do decreto contra os arianos e renunciasse aos direitos sobre o sul da Itália.

O Papa João I foi acolhido triunfalmente por Justino I, porém não conseguiu totalmente os objetivos de sua missão pacificadora. Teodorico suspeitou da colaboração do papa para com Justino e prendeu João I. O Papa foi lançado em um calabouço, e deixado para morrer de fome e sede. Morreu em 18 de maio de 526.

Ele viveu uma vida de oração, uma vida penitencial, oferecendo e sempre buscando ser dócil à vontade de Deus. Vítima de grande ódio de Teodorico.

O povo brindou-o com o título de mártir e concedeu-lhe ampla veneração. Seu túmulo está na igreja de São Pedro, e sobre ele estão escritos os seguintes versos: “Sumo Sacerdote do Senhor! Sucumbiste como vítima imolada a Cristo. É esta maneira com que os papas merecem o supremo beneplácito de Deus”.

Teodorico ficou corroído por remorsos, faleceu três meses depois, tomado de convulsões misteriosas que o povo considerou justo castigo de Deus.

São João I, rogai por nós!

 

Oração

Ó Deus, por intercessão de São João I que viveu uma vida de oração, uma vida penitencial, oferecendo e sempre buscando ser dócil Sua vontade, fazei que possamos nós também com sinceridade e pureza de coração fazer sempre a Vossa Santa vontade. Amém!

Reflexão

Ele viveu uma vida de oração, uma vida penitencial, oferecendo e sempre buscando ser dócil à vontade de Deus. Vítima de grande ódio de Teodorico. O povo brindou São João I com o título de mártir e concedeu-lhe ampla veneração. Seu túmulo está na igreja de São Pedro, e sobre ele estão escritos os seguintes versos: “Sumo Sacerdote do Senhor! Sucumbiste como vítima imolada a Cristo. É esta maneira com que os papas merecem o supremo beneplácito de Deus”.

Comentários