7 Fatos sobre a vida de São Padre Pio

7 Fatos sobre a vida de São Padre Pio

Neste dia 23 de setembro a Igreja celebra São Padre Pio, um santo contemporâneo que por diversos milagres e pelo estilo de vida que tinha tem ganhado inúmeros fieis em nossos dias.

Vamos destacar neste artigo alguns fatos da vida de Padre Pio.

 

1 – DECIDIU SER SACERDOTE AO VER UM FREI PEDINDO ESMOLAS

Quando era muito pequeno conheceu um monge capuchinho do Convento de Morcone, Frei Camilo, que passou por sua casa pedindo esmolas, e desde então se manifestou nele o desejo de ser sacerdote. Aos 16 anos decidiu tornar-se frade, sendo aceito como noviço.

 

2– LEITURA DE PENSAMENTO, CURAS MILAGROSAS E BILOCAÇÃO

Padre Pio foi canonizado por João Paulo II em 2002. As graças por ele alcançadas bem como os milagres que aconteciam pela sua interseção foram inúmeros: leitura de pensamentos, bilocação (estar em dois lugares ao mesmo tempo), as lágrimas que derramava ao rezar o Rosário, o perfume (“odor de santidade”) que literalmente foi sentido por vários fieis e ate os que tiveram contato com suas relíquias, sentindo um perfume inexplicável, curas milagrosas feitas aos milhares tendo entre elas, a cura de uma menina cega que passou a enxergar mesmo sem ter a pupila, a ressureição de uma criança depois de ela viajar em uma mala por horas e ser conduzida até Padre Pio por sua mãe.

 

3- Apresentou os estigmas de Cristo

Durante 50 anos Padre Pio apresentou os estigmas de Cristo que primeiro apareceram de maneira invisível e depois passou a ser visível. Os estigmas incomodavam muito São Padre Pio, pois causava-lhes muitas dores e também por que a medida que o povo descobria os estigmas corriam ate ele por pura curiosidade o que lhe causava grande desconforto, pois nunca foi seu desejo ser uma celebridade ou algo do tipo. Com os estigmas vieram também desconfiança por alguns de seus superiores e ate por parte da cúpula da Igreja que buscava uma explicação para o fato extraordinário que acontecia com ele. Muitas vezes foi acusado de causar os estigmas os que era cientificamente impossível porém muitos iam até padre Pio já com uma opinião “formada”. Por fim de todos as investigações chegavam a conclusão de que não havia explicação para tal fenômeno, contudo estas investigações causava grande desgaste em padre Pio.

 

4- Cura repentina nos estigmas

Perto de sua morte os estigmas desapareceram sem deixar nem mesmo sinal, tal foto veio para coroar a verdade por traz dos estigmas, pois não restou o mínimo sinal deles, mesmo depois de 50 anos. Testemunhas contam que ao aproximar das mãos curadas de São Padre Pio era possível sentir um agradável perfume o mesmo que testemunharam outras pessoas ao se aproximarem do santo quando este estava vivo.

 

5- O amor pela Sagrada Eucaristia

São padre Pio celebrava a santa missa com imenso amor e piedade, suas celebrações quando mais jovem chegavam a durar de 3 a 4 horas, costume que ele teve que conter por um tempo por ordem de seus superiores. Durante a consagração Eucarística Padre Pio chorava muito e os estigmas sagravam abundantemente tal era a configuração que ele vivia com Jesus no momento da consagração Eucarística. Muitas vezes depois da missa ele passava horas em estado de extasse espiritual fazendo horas de ação de graças.

 

6- A sede de salvar almas

São Padre Pio tinha um enorme desejo em salvar almas. Quando ele ficou mais famoso e ia ate São Giovane Rotondo numerosa multidão ele se entristecia em ver que muitos iam embora sem se confessar, por vezes passava 18 horas dentro de um confessionário parando apenas para breves lanches. 

São padre Pio  deixou esta bela oração que mostra toda a sua sede em salvar as almas que foram a ele confiadas:

“Se me fosse possível, queria conseguir de Deus somente uma coisa, ‘que me disse-se Vá para o Paraíso’ queria conseguir esta graça ‘Senhor, não me deixe ir ao Paraíso até que o último dos meus filhos, a última das pessoas que me foram confiadas, tenha entrado antes que eu” Padre Pio.

 

7- A vida de oração de São Padre Pio

Diante desta vida frutuosa de são padre Pio podemos descobrir o segredo em sua vida de intensa oração.

Despois da sua morte encontrou-se um escrito que continha sua regra de rezar no mínimo 5 rosários completos por dia. Além de rezar quase que constantemente o Rosário são Padre Pio vivia a oração comunitária no coro do convento em que morava, e sempre era o ultimo a ir se deitar indo dormir por volta da 1:30h e acordando as 5:30. A vida de São Pio era uma constante entrega a Deus na vida de oração e apostolado junto das almas.

 

A vida de São Padre Pio é um convite ao homem moderno para que ele volte a crer e se volte ao Deus de amor. Podemos contemplar seu amor à Deus ao ver uma foto de São Pio consagrando a Eucaristia ou ao ouvir fatos de sua vida. Padre Pio é um santo dos nossos tempos, morreu em 1968 e seus milagres foram investigados por inúmeros cientistas que vieram a confirmar a ação de Deus neste Santo, que São Padre Pio nos inspire a nos entregamos mais a Deus e lutar pela nossa salvação e a salvação das almas.

Diego E. Silva

Comentários