Os arcanjos

Os arcanjos

No dia 29 de setembro, a Igreja Católica celebra a festa de três santos arcanjos, cujos nomes nos foram revelados nas Sagradas Escrituras: Miguel, Gabriel e Rafael. Sabemos que, além desses arcanjos, há miríades e miríades de outros seres angélicos, que são divididos em três hierarquias.

Os seres angélicos da primeira e mais elevada hierarquia, que estão continuamente em adoração, na presença de Deus, são os serafins, os querubins e os tronos. Os da segunda hierarquia são as dominações, as virtudes e potestades, que governam o mundo material e espiritual. Por fim, os da terceira hierarquia são os principados, os arcanjos e anjos, que executam as ordens de seus superiores da segunda hierarquia. Os arcanjos servem a Deus, mas também aos homens. Eles anunciam importantes missões aos homens, como fez o Arcanjo São Gabriel a Virgem Maria (cf. Lc 1, 26-38), e guardam especialmente as pessoas que desempenham importantes funções para a glória de Deus, como o Papa, os bispos, sacerdotes e líderes leigos.

A Bíblia Sagrada, assim como a Tradição da Igreja, revelam o nome de apenas três arcanjos: Gabriel (Dn 8,16; 9,21; Lc 1,19.26), Miguel (Dn 10,13.21; 12,1; Jd 9; Ap 12,1ss) e Rafael (Tb 12,15; 3,17).

Como função, podemos dizer que eles são mensageiros dos decretos de Deus aqui neste mundo. Os nomes de cada um deles testemunham também a missão que têm.

Rafael o arcanjo da cura e o protetor dos viajantes

Rafael significa “Deus cura”, por isso é um dos arcanjos cuja devoção é invocado pelos fiéis na luta contra doenças. Isso porque São Rafael instruiu Tobias sobre como recuperar a visão de seu pai. A Sagrada escritura narra que Tobias, ao entrar no rio para lavar os pés, foi surpreendido por um enorme peixe que se lançou sobre ele. O arcanjo o orientou: “Pega-o pelas guelras e puxa-o para ti. (…) Abre-o, e guarda o coração, o fel e o fígado, que servirão para remédios muito eficazes (Tb 6,4-5). É devido a esse episódio que o arcanjo é representado segurando um peixe em suas mãos.

Contudo, na primeira vez em que é citado na Bíblia, São Rafael não se revela como um arcanjo. Ele apareceu a Tobias para lhe fazer companhia durante uma viagem. Seu pai lhe havia dado uma missão importante, mas Tobias não sabia sequer o caminho que deveria tomar. O pai, então, o aconselha: “Vai procurar um homem de confiança que te possa acompanhar” (Tb 5,4). Assim que saiu, logo o avistou: “Tobias encontrou um jovem de belo aspecto, equipado como para uma viagem. Sem saber que se tratava de um anjo de Deus” (Tb 5,5-6). Por esse motivo é que o Arcanjo Rafael também é invocado entre os católicos como o protetor dos viajantes.

Foi apenas depois que cumpriu com sua missão e já tendo retornado para casa, foi que Tobias ficou sabendo que, na verdade, havia sido acompanhado o tempo todo por um enviado de Deus: “Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor” (Tb 12,15). E, mais do que isso, que Rafael foi enviado por Deus para curar a cegueira do seu pai: “Agora o Senhor enviou-me para curar-te” (Tb 15,14).

O Novo Testamento não cita diretamente o Arcanjo Rafael, mas acredita-se que seja ele quem agitava as águas no tanque de Betesda, local onde havia muitos enfermos (cf Jo 5,1-9). O Apóstolo narra: “Pois de tempos em tempos um anjo do Senhor descia ao tanque e a água se punha em movimento. E o primeiro que entrasse no tanque, depois da agitação da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse” (Jo 5,4). Foi no tanque de Betesda que Jesus curou um homem doente que ali permaneceu por 38 anos esperando o momento de alcançar a libertação da enfermidade.

Portador da cura divina

São Rafael Arcanjo é o portador da cura divina. Ele conduz a humanidade no caminho de Deus, intercedendo pela cura dos males físicos e espirituais que possam nos desviar do caminho.

Padroeiro da misericórdia

Por este motivo, São Rafael Arcanjo se tornou o padroeiro dos sacerdotes e dos médicos. Além disso, ele é protetor dos viajantes, dos soldados e dos escoteiros. Portador da misericórdia, seu poder espiritual está sempre voltado para os hospitais e as instituições de caridade, onde a misericórdia se faz sempre necessária.

Protetor dos peregrinos

São Rafael arcanjo é também o grande protetor dos peregrinos. E não apenas dos que estão em viagem, mas, também, de todos nós que estamos na grande peregrinação a caminho de Deus. São Rafael Arcanjo protege-nos e guia-nos pelo caminho reto, santo e seguro dessa vida. Ele nos conduz a Jesus Cristo, o Salvador misericordioso, em quem encontramos a felicidade verdadeira e a salvação eterna. Em última análise, somente em Jesus encontramos a cura completa do nosso corpo e da nossa alma.

Oração a São Rafael Arcanjo

“São Rafael, Arcanjo da Luz Curadora de Deus, canal aberto para que a vida abundante do Céu possa fluir sobre nós, companheiro de nossa peregrinação até à Casa do Pai, vencedor das hostes malignas da morte, Anjo da Vida: eis-me aqui, necessitado como Tobias de tua proteção e luz. Peço-te que me acompanhes em minha jornada, livrando-me do mal e dos perigos, dando saúde de corpo, mente e espírito a mim e a todos os meus. Especialmente eu te peço hoje esta graça: (coloque aqui a graça que você está pedindo). Já te agradeço pela amorosa intercessão e por estares sempre ao meu lado. Amém.”

 

Gabriel, a força de Deus

“A força de Deus” – este é o significado do nome do Arcanjo Gabriel. Entre os Arcanjos, ele é citado no Antigo e no Novo Testamento.

No Antigo Testamento, o profeta Daniel narra uma visão que teve do Arcanjo enquanto dirigia a Deus uma oração de súplica: “não havia terminado essa prece, quando se aproximou de mim, num relance (era a hora da oblação da noite), Gabriel” (Dn 9,21). Nesta ocasião, o Arcanjo anunciou ao profeta a futura vinda do Messias (cf. Dn 9,24-27).

Entre Seus arcanjos, Deus escolheu Gabriel para a mais alta missão que qualquer um deles já havia recebido: anunciar à própria Virgem Maria que ela seria a Mãe do Salvador. “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria” (Lc 1,26-27).

E depois de contar a Maria que Ela foi escolhida por Deus para ser a Mãe de toda humanidade (cf. Jo 19,26-27), Gabriel foi o portador da resposta tão aguardada por toda hierarquia celeste: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela” (Lc 1,38).

Contudo, antes desse que foi um dos maiores acontecimentos da História da Salvação, o Arcanjo havia sido enviado a Zacarias: “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz notícia” (Lc 1,19). Sua missão era contar ao ancião que ele e sua esposa alcançaram a graça da paternidade (cf. Lc 13,14), além da grandiosidade da missão que teria seu filho perante Deus (cf. Lc 13,15-17). Gabriel explicou que João Batista iria “reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto” (Lc 1,17).

Na arte cristã, o Arcanjo Gabriel é representado de duas maneiras distintas. Numa delas, ele segura em uma das mãos um ramo de lírio – flor que simboliza a pureza. Em outra representação, o Arcanjo segura um cetro – sinal do poder que Deus delegou a ele de julgar quando necessário. Algo que aconteceu com Zacarias que, ao duvidar que poderia ser pai, recebeu do Arcanjo uma punição: “Eis que ficarás mudo e não poderás falar até o dia em que estas coisas acontecerem, visto que não deste crédito às minhas palavras, que se hão de cumprir a seu tempo” (Lc 1,20).

Oração a São Gabriel Arcanjo

“São Gabriel Arcanjo, vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e Suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo. São Gabriel Arcanjo, rogai por nós. Amém.”

Leia também: Santo Padre Pio

Leia também: Milagres atribuídos ao escapulário de Nossa Senhora

Leia também: A falsificação satânica do Amor

 

Miguel: Quem como Deus?

O Arcanjo Miguel é conhecido entre os católicos como o guerreiro de Deus contra o mal. Isso porque, segundo narra a Bíblia Sagrada, quando Lúcifer se rebelou contra Deus, foi Miguel quem guerreou contra o mal. “Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles” (Ap 12,7-8). Conforme a tradição, foi justamente nesse momento que o Arcanjo teria exclamado com voz forte: “Quem como Deus?”.

Baseando-se nas passagens bíblicas que citam São Miguel, a Igreja definiu que a este Arcanjo cabe algumas importantes missões: Como guardião celeste, ele está encarregado de conduzir as almas para o céu; ele é o defensor e o protetor do povo de Deus, além de ser o padroeiro da Igreja Católica; está imbuído da tarefa de resgatar os fiéis do poder do inimigo de Deus, de maneira especial no momento da morte; é o chefe supremo do exército celestial – dos anjos que são fiéis a Deus; e luta perseverantemente contra Satanás e seus anjos do mal.

Este arcanjo é representado de duas maneiras: Numa delas, vestido com roupas de guerreiro, o Arcanjo segura uma espada, uma lança ou um escudo, que simbolizam a defesa do povo de Deus. Em outra versão, Miguel, além do símbolo da defesa, segura uma balança – que representa a balança da justiça divina. Em ambas as versões o Arcanjo esmaga a cabeça do demônio com seu calcanhar.

Entre todos os arcanjos, São Miguel é o que desperta uma maior devoção entre os católicos. São inúmeras as igrejas dedicadas a ele em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Oração a São Miguel Arcanjo

“Gloriosíssimo Príncipe da Milícia Celeste, São Miguel Arcanjo, defende-nos no combate contra os príncipes e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso e contra os espíritos malignos espalhados pelos ares. Vem em auxilio dos homens que Deus criou à Sua Imagem e Semelhança e que remiu por alto preço da tirania do demônio. A Igreja Te venera como Guarda e Patrono. A ti Deus confiou as almas remidas destinadas a ter assento na suprema Felicidade. Roga ao Deus da Paz que esmague o demônio debaixo dos nossos pés, para que não possa mais escravizar os homens e causar males à Igreja. Apresenta as nossas preces ao altíssimo, a fim de que, sem demora, nos previnam as Misericórdias do Senhor e tu tenhas o poder de agarrar o dragão, a antiga serpente que é o diabo e satanás, e precipitá-lo acorrentado nos abismos, de sorte que não possa mais seduzir as nações. Amém.”

 

São Gabriel com Maria, São Rafael com Tobias, São Miguel e todas as hierarquias, abri para nós estas vias!

Fontes auxiliares: Blog Canção Nova e Cruz de terra santa

 

Giuliane Matos

Comentários