Como ouvir a voz de Deus?

Como ouvir a voz de Deus?

Deus só fala no silêncio.

 

Oh, se as almas quisessem ouvir, ao menos um pouco, a voz da consciência e a voz, ou melhor — a inspiração do Espírito Santo! Digo “ao menos um pouco” — porque, se nos entregarmos uma vez à influência do Espírito de Deus, Ele mesmo completará o que nos faltar. (Diário, 359).

 

O Silêncio é como a espada na luta espiritual; a alma tagarela nunca atingirá a santidade. Essa espada do silêncio cortará tudo que queira apegar-se à alma. Somos sensíveis à fala e sendo sensíveis, logo queremos responder; não levamos em conta se é da vontade de Deus que falemos. A alma silenciosa é forte; nenhuma adversidade a prejudicará, se perseverar no silêncio. A alma recolhida é capaz da mais profunda união com Deus, ela vive quase sempre sob a inspiração do Espírito Santo. Deus opera sem obstáculo na ALMA SILENCIOSA. ( Diário de Santa Faustina nº 477)

 

Ao longo de seu diário, Santa Faustina registra muitos casos em que o Senhor Jesus veio e falou diretamente com ela, em muitos momentos ela O viu, falou com Ele pessoalmente, mas muitas destas vezes, Ele falou no silêncio de seu coração.

À alma que quer ouvir os chamamentos divinos é necessário o recolhimento, em primeiro lugar, por causa da discrição de Deus.

Deus age sempre da mesma maneira: apraz-lhe ocultar-se. Só o descobrem os que estão atentos.

Deus tem seus segredos e só os revela àqueles que têm a coragem de se entregar a Ele sem reservas, os pequeninos:  “Naquela mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: “Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado. “ Lucas 10,21

No parágrafo 1415 do diário de Santa Faustina encontramos um tesouro: “Desejo, amadíssima filha minha, que te exercites em três virtudes que são as mais preferidas e as mais agradáveis a Deus: a primeira é a HUMILDADE, humildade e mais humildade. A segunda virtude é a PUREZA, a terceira é o AMOR A DEUS. Sendo minha filha, tens de resplandecer estas virtudes de modo especial.” TERMINANDO A CONVERSA, UNIU-ME AO SEU CORAÇÃO E DESAPARECEU.

Para ouvir a voz de Deus e reconhece-la é necessário parar para ouvir!

É necessário purificar os sentidos e buscar as virtudes!

Ouvidos e olhos são instrumentos divinos se usados para o bem, mas são armas violentas se não forem domados. Pense comigo: como é possível a uma pessoa que o dia todo escuta músicas com inclinação perversa, sensualidade, parar para ouvir Deus? Não consegue porque sua mente está poluída pelo que ouviu: é luxúria, é bebedeira, não sei quem que traiu com não sei quem… não tem como ouvir a voz de Deus que se oculta na pureza…

E os olhos? Mensagens de ódio, pornografia, fofoca, notícias ruins… isso tudo vai gerando uma poluição mental profunda… não permite ouvir a voz que sussurra…

Deus se oculta e sempre se ocultou pois é HUMILDE! Por isso, as almas mais pequeninas, são as mais atentas.

Alma pequena é aquela que deixa sua vida nas mãos de Deus de tal modo que se algo dá errado, foi porque Deus permitiu assim… Se algo dá extremamente certo, Deus é bom pra mim, que nada mereço…

Essa alma busca cada vez mais a humildade, a pureza, o amor de Deus em tudo e fazendo tudo com amor, vai entendendo o som dos céus que falam na mente, nas coisas criadas, nas ocasiões e oportunidades.

 

Você pode estar pensando: “Não eu. Por alguma razão, o Senhor parece nunca falar comigo desse jeito

O Senhor é a Palavra feita carne. Ele está constantemente falando para nós. E não apenas através das Escrituras, não apenas através de seus representantes, não apenas em eventos e situações cotidianas, mas em uma voz real, que as Escrituras descrevem como “um som silencioso leve”: “Passado o tremor de terra, acendeu-se um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. Depois do fogo, ouviu-se o murmúrio de uma brisa ligeira.” (1Rs 19:12).

Todos nós fomos feitos para ter um relacionamento íntimo com Deus Pai. Ele dá a cada um de nós a capacidade de ouvir a sua voz. As escrituras dizem: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz” (Jo 10,27).

Aqui entramos numa questão muito seria, a fé, muitos de nós não temos fé para acreditar que a pequena voz dentro de nós é a voz de Deus. Nós temos apenas que aprender a diferenciar a voz do Senhor da voz dos nossos próprios pensamentos.

 

E podemos aprender a reconhecer a voz de Deus, como aprendemos qualquer outra coisa, através da prática. Por exemplo, nem sempre conseguimos reconhecer a voz do nosso melhor amigo ou marido ou esposa. Ao passar tempo com eles, ganhamos a capacidade, não apenas de reconhecer o som de sua voz, mas de aprender a maneira como eles falam e se relacionam conosco.

 

O mesmo é verdade com Deus. Nós temos somente que ter tempo para estar com Ele e conhecê-lo. Podemos começar fazendo-lhe perguntas simples: Você me ama? O que em mim o Senhor mais ama? O que o Senhor está tentando me dizer hoje?

Ou, na tomada de uma decisão, Senhor, o que o Senhor quer de mim nessa situação? Qual caminho devo seguir? Te entrego tudo! Pare, silencie, ouça… preste atenção: Qualquer voz que ouvimos em resposta cheia de paz, bondade e misericórdia, podemos apostar que é a voz de Deus. Qualquer voz que esteja condenando ou desencorajando, podemos apostar que não é Ele.

Quantas vezes já cometemos erros graves nesta vida por não parar para ouvir o nosso Deus que tanto nos ama!

Deus fala na alma de quem pára pra ouvir. Então, passe um tempo com teu Senhor todos os dias e em cada instante que puder, vá dizendo que lhe entrega tudo, que o ama, que sua é dele, que se você estiver indo para um caminho que não lhe agrada, que Ele te tire deste caminho imediatamente, peça que Ele lhe fale ao coração, pare, ouça, ouça, ouça… o exercício de escuta fará com que você reconheça a voz do teu Senhor!

Deus age sempre da mesma maneira: apraz-lhe ocultar-se.

 

Texto: Giuliane Matos

Comentários