É preciso estar cingido com a verdade! Que o Senhor quando vier, não nos encontre dormindo!

É preciso estar cingido com a verdade! Que o Senhor quando vier, não nos encontre dormindo!

“Tomai, portanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz.”

Cingir os rins, importante aprender com as Sagrada Escritura pois Deus se manifesta claramente através dela.

Vemos em Efésios 6, 13-15 a citação “à cintura cingidos com a verdade…” mas o que de fato significa cingir?

O aprendizado deste simples detalhe mudou minha concepção de pensamento sobre prontidão e quero compartilhar com vocês o que aprendi e me ajudou tanto!

Viajemos na história: No tempo de Jesus, as pessoas não usam calças, nem os homens! Usavam túnicas que arrastavam no chão, mas para TRABALHAR, precisavam erguer essa roupa para não cair, então, amarravam um cordão na cintura e isso havia o nome: CONGIR-SE, ou CINGIR OS RINS porque de fato é amarrar em torno dos rins, além de que, amarrando o cordão nesta região, os homens poderiam andar muito e não sentiriam dor nos rins, isso era fisicamente muito propício, então, entendia-se que um homem com a túnica amarrada pela cintura, era um homem em PRONTIDÃO para o trabalho. Tanto que quando iam dormir, desamarravam e pronto, podiam descansar!

Outro trecho da bíblia muito significativo está em Lucas 12, 35-38 e diz assim: “Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta… Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade, eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar!”

Deus está fazendo um chamado à prontidão!

Deus nos quer a postos, ativos, prontos, na luta, no trabalho, cabeça ocupada com boas coisas, união com o Espírito Santo, atentos ao chamado e trabalhando pela salvação das almas!

Não é pra descansar agora, não é para se encostar, não há tempo para preguiça, nem para descanso, nem para mornidão, quando o Senhor nos chamar, devemos dizer imediatamente: SIM!

Sabe aquela pessoa que vive dentro da Igreja e nunca se sente pronta para evangelizar? Sabe aquele que se diz cristão mas vive dando contra testemunho? Sabe aquele que não deixa Deus mexer em sua vida porque quer o comodismo e até muda a palavra de Deus para que ela esteja a seu favor? Não pode! Não está de prontidão! Não será cingido por Deus! É sério isso meu povo!

Pra servir a Deus com prontidão é necessário fé, atitude, conversão.

E tem mais uma coisa muitíssimo importante sobre cingir os rins que ainda não te contei: ter os rins cingidos mística e espiritualmente falando significa que a pessoa está decidida à pureza, à santidade, na castidade, isso porque antigamente, os rins eram considerados o local da sexualidade, das paixões e emoções, da ira, dos apegos… Então cingir os rins significava o controle da vida emocional e das paixões.

Vocês sabiam que o sacerdote usa os rins cingidos como sinal da sua pureza e castidade?

Veja bem, quando uma pessoa se entrega às paixões desordenadas, a primeira coisa que é dificultada nela é sua vida de oração, porque não é possível uma pessoa com a mente contaminada pelo pecado, ter intimidade com Deus! Não dá gente! Até reza, mas aqui estou falando de recolhimento, entrega, intimidade, escuta de Deus!

Cingir os rins nos dias de hoje significa amarrar as paixões, amarrar a luxúria, a impureza, os apegos desordenados, é preciso ter as lâmpadas acesas!

E para tudo isso existe uma recompensa queridos irmãos!

O evangelho nos disse: O próprio Deus virá e vos alimentará! Ele vai nos servir e isso acontece aqui! Na Terra! Se tivermos uma boa vida de oração! Mas para isso é necessário buscar a intimidade, então aconselho:

. Tenha seu melhor momento de oração (escolha o seu horário e naquele momento diariamente, esteja com teu Deus) eu sugiro que seja pela manhã, porque suas paixões ainda estão “dormindo”.

. Tenha sempre uma meta de oração, novenas, leitura bíblica, livros que estimulem a santa espiritualidade.

. Busque a confissão constante, ao menos 1x por mês.

. Participe da santa missa o máximo possível

. Desligue o celular quando for rezar

. Tenha momentos com os aparelhos eletrônicos, tenha o dia todo com Deus.

 

Que o Senhor quando vier, não nos encontre dormindo!

Deus vos abençoe!

 

Giuliane Matos

 

Comentários