Existe um santo com seu nome? Saiba o que é o Onomástico e o valor de celebrá-lo?

Existe um santo com seu nome? Saiba o que é o Onomástico e o valor de celebrá-lo?

Santo Onomástico

Onomástico é uma expressão grega que significa “do seu nome”.

Por conseguinte, “Santo Onomástico” significa o “Santo do seu nome”.

Por exemplo, me chamo Giuliane e há uma santa que se chama Santa Verônica Giuliani, celebramos sua festa litúrgica em 10/07, portanto, o meu onomástico é em 10/07 e incrível! Eu me assemelho muito a ela na personalidade e força na busca das coisas de Deus!

Vale a pena você conhecer o seu!

O que a igreja nos diz:

“Alegrem-se, porque seus nomes estão escritos nos céus”. (Lucas 10,20)  Essa maravilhosa e profunda frase evangélica nos recorda que a palavra onomástico indica o dia no qual se festeja, no mundo católico, a memória do santo ou da santa da qual a pessoa traz o nome.

O Catecismo da Igreja Católica diz:

2158 – “Deus chama a cada um por seu nome. O Nome de todo homem é sagrado. O nome é o ícone da pessoa. Exige respeito, em sinal da dignidade de quem o leva.”

O nome representa a individualidade, a identificação de um ser único e irrepetível que cada pessoa é.

O Santo Onomástico deve também inspirar a cada um com seu exemplo de vida. Ou seja, o exemplo de vida daquele santo cujo nome eu recebi deve inspirar a minha vida e, na medida do possível, eu deveria seguir seu exemplo. Por isso, cada um deveria conhecer a vida do santo que inspirou seu nome.

A reverência, a devoção e a oração remetidas aos santos são uma parte principal da religiosidade popular. Corremos o risco de desanimar no caminho rumo ao céu se nos sentirmos sós, fracos, mas, a realidade do onomástico traz uma segurança incrível porque ao olhar para a vida do santo que tem o nosso nome, podemos lutar para viver as suas virtudes e buscar a mesma santidade que eles obtiveram através de seus esforços.

O Santo Onomástico de cada pessoa deve ser tido como padroeiro e protetor especial. Assim, quem tem, por exemplo, o nome de Francisco, deve ter em São Francisco o seu padroeiro e protetor. E deve, também, desenvolver uma devoção especial para com este santo.

E essa Tradição é muito importante, porque o nome de cada pessoa é sagrado.

Não estamos sozinhos.

É muito bonito que no dia do onomástico da pessoa, ela receba presentes que se configurem com o santo de seu nome, livros, imagens, terços, medalhas, estampas, etc, e tudo abençoado, se for possível. Em muitos países, as pessoas fazem festas e rezam o terço ou o rosário, clamando a intercessão deste santo da ocasião, pelas causas urgentes e em agradecimento por graças recebidas.

E não podemos nos esquecer do dia de todos os santos! Se você tem um santo com seu nome, celebre-o neste dia também!

 

Bom onomástico pra você!

 

Giuliane Matos

Comentários