Maria é nossa Mãe.

Maria é nossa Mãe.

Maria é nossa Mãe

Depois disse para o discípulo: “Eis aí tua Mãe”. E desde aquela hora o discípulo tomou-a sob seus cuidados. (Jo 19,27)

 

“Não podemos cansar de exaltar a Mãe de Deus, que é verdadeiramente digníssima de todo louvor, nem de manifestar um terno amor para com ela, que também é Mãe dos homens, e que é cheia de misericórdia e cheia de graça.” Papa Leão XIII

 

“Há alguns que pensam ser Maria nossa Mãe especialmente pelo amor, pelos cuidados maternais de que usa para conosco, sim, mas não só…

“Outros creem que Maria é nossa Mãe adotiva, tendo-nos Ela adotado por filhos, sim também, mas é muito mais que isso!

“Dizer simplesmente que Maria é nossa Mãe adotiva, embora seja isto verdade porquanto não é nossa mãe natural, não exprime toda a grande realidade de sua maternidade a nosso respeito. “Maria é, ao invés disso, nossa Mãe verdadeira, não propriamente carnal, mas espiritual; não natural, mas sobrenatural. Esta verdade é a consequência lógica, necessária, da cooperação de Maria para a nossa redenção, ou seja, nossa regeneração para a vida da graça.

“Com efeito, mãe é aquela que coopera para dar a vida e, quando a tem dado, a protege, até que haja atingido seu pleno desenvolvimento. Ora bem, a Virgem Santíssima cooperou com o Divino Redentor para dar-nos a vida sobrenatural da graça, vida divina da qual, desgraçadamente, havíamos sido privados pelo pecado de nossos primeiros pais. Quando maria diz SIM ao Arcanjo Gabriel, assume a missão de co-redenção, portanto, se obtivemos A VIDA, pela morte de Cristo na Cruz, que nos concedeu o Cristo foi a Santíssima Mãe, junto com o Santíssimo PAI, então, Ela é Mãe de Cristo e nossa Mãe.

Só nascemos para a vida verdadeira através de Maria.

“Isto posto, é evidente que, desde o momento em que a Virgem Santíssima cooperou para nos obter a vida da graça, devemos saudar nEla a fonte de nossa vida sobrenatural, nossa Mãe verdadeira.

“Certo é que não existe dessa grande e consoladora verdade uma definição explícita e solene da Igreja, Mas, os Sumos Pontífices têm muitas vezes feito referência a isso como uma verdade indiscutível. Assim, para citar somente os mais recentes, Bento XIV, Pio IX, Leão XIII e São Pio X, Pio XI e Pio XII, falaram de modo que suas palavras não deixam mais lugar a nenhuma dúvida a respeito da verdade da maternidade espiritual da Virgem Santíssima”

E se não bastasse o reiterado ensinamento dos Papas, temos ainda os claros e explícitos testemunhos da Sagrada Escritura e da Tradição.

Veja também: Maria é vitória de Deus contra o mal.

Veja também: As verdades de Maria Santíssima

Veja também: Jesus foi submisso a Maria e São José

 

Jesus no-la deu como Mãe na Cruz, na hora de sua morte. Ela oferecia Jesus na cruz ao Pai, por nós e ao mesmo tempo Jesus a fazia nossa Mãe. Ela é a nossa Mãe espiritual. É ela que forma e modela a nossa alma para Deus. Ela nos leva ao caminho da santidade, de modo rápido, fácil, seguro e curto. Ela nos prepara para carregar a Cruz de cada dia com o mel dos seus cuidados, assim como a Mãe adocica o remédio amargo que o filho precisa beber. Leve Maria para sua vida, como São João o fez. Ela o guiará, sustentará na fé, protegerá nos perigos e ensinará na lei de Deus.

Giuliane Matos

Comentários