Santa Clara, um tapa na cara do mundo moderno

Santa Clara, um tapa na cara do mundo moderno

 

Vivemos em mundo onde valoriza-se de forma excessiva o dinheiro, a beleza e o sexo. Cada vez mais as pessoas atrelam estas três realidades a uma vida feliz, como se a felicidade e a paz dependessem destas três realidades. Muitas pessoas para alcançar o “sucesso” não medem esforços e se empenham radicalmente, para ter fortuna, para ter o corpo dos sonhos e para alcançar sua realização no que acha que diz respeito a sexualidade.

Porém, em Santa Clara nós vemos um caminho totalmente oposto. Santa Clara era bonita, rica e teria qualquer homem há seus pés dada a sua beleza e classe social. No entanto ela renuncia a tudo isso, para viver uma vida na pobreza, sem fazer caso de sua beleza e viver a virgindade.

Clara conhece São Francisco e fica encantada com ideal de São Francisco de viver totalmente entregue a Jesus vivendo como “amante” da pobreza e decide se entregar como ele se entregou e troca suas vestes nobres pelo habito rustico, próprio dos franciscanos, assim renuncia a sua riqueza. Também como um despojamento total em relação ao corpo e a beleza corta seus longos cabelos. E renuncia aos inúmeros pretendentes do qual ela tinha para se entregar a Deus como virgem. 

Santa Clara se tornou a fundadora das irmãs Clarissa que viveram a regra e os ideias Franciscanos inclusive o ideal da pobreza. O ardor de Santa Clara e sua felicidade por responder a Jesus era tão grande que ela contagia sua mãe e suas irmãs que em breve viriam viver com ela como religiosa.

Muitas pessoas por conta da depravação do mundo atual não conseguem entender a amizade de Francisco e Clara, amizade esta que foi construída no desejo que ambos tinham de viver a pureza e se entregarem a Deus. Porem historicamente esta realidade provada por eles e muitos outros santos, exige algo maior, capaz de unir almas, algo que transcende a união puramente carnal.

Podemos assim constatar que a vida de Santa Clara é sim um tapa na cara do mundo moderno, pois ela por sua entrega viveu as três ideias que o mundo rejeita: pobreza, renúncia de atributos físico e a pureza. E Olhando para a vida de Santa Clara vemos uma mulher feliz e plenamente realizada de tal maneira que sua vida e sua entrega na vivencia de sua vocação foi capaz de cativar a tantas mulheres, mulheres esta que inclusive não possuíam o mesmo desejo de Clara, mais diante de sua entrega e seguindo seu exemplo, resolveram também doar suas vidas. 

Santa Clara nos mostra que a felicidade não está atrelada ao dinheiro, beleza e o sexo, mais sim em se entregar inteiramente a Deus.

  

Comentários