SANTO DO DIA – 29 DE DEZEMBRO – SÃO TOMÁS BECKET

SANTO DO DIA – 29 DE DEZEMBRO – SÃO TOMÁS BECKET

Bispo e mártir (1118-1170)

Tomás parecia predestinado desde jovem a uma brilhante carreira civil e eclesiástica. Nascido em Londres, de pais normandos, recebeu a primeira instrução na abadia de Merton. A seguir, mandado a Paris e à Bolonha por Teobaldo, arcebispo de Cantuária, foi por este nomeado, na sua volta, arcediago de Cantuária.

Também o rei Henrique II se lembrou dos dotes especiais do diácono Tomás e o designou chanceler do reino. Uma escolha acertada. Tomás possuía ambição e audácia e, quando era o caso, não hesitava em colocar-se ao lado do amigo soberano nas frequentes batalhas e sobretudo nos movimentados jogos de sociedade.

Homem do mundo, mais que homem da Igreja. Mas quando o rei o propôs ao papa como sucessor do arcebispo Teobaldo, convencido de ter nele um bom aliado, ocorreu em Tomás uma radical mudança.

O arcediago ‘labioso’ transformou-se em um zeloso pastor de almas. Havia advertido o rei: ‘Senhor, se Deus permitir que eu me torne arcebispo da Cantuária, perderei a amizade de vossa majestade’. E assim sucedeu.

Ordenado sacerdote em 3 de junho de 1162 e consagrado bispo no dia seguinte, Tomás não tardou em pôr-se em choque com o soberano, quando recusou reconhecer as constituições de Clarendon de 1164, que retomavam certos privilégios ilícitos do rei sobre a Igreja. Para subtrair-se à vingança do rei, Tomás embarcou para a França e durante seis anos levou vida ascética em um mosteiro cisterciense.

O papa Alexandre III, com o qual Tomás se encontrou, aconselhou-o à moderação. Feita a paz com o soberano, o arcebispo pôde voltar a sua sede episcopal, acolhido em triunfo pelos fiéis. Mas Tomás não se iludia com a boa vontade do rei e o disse de forma clara a sua gente: ‘Voltei para morrer no meio de vós’.

Foi realmente morto em sua catedral por sicários do rei. O arcebispo havia sido advertido do perigo iminente, mas ficou em seu posto: ‘O medo da morte não nos deve fazer perder de vista a justiça’. Tinha de fato deposto os bispos que haviam aceitado e subscrito as constituições de Clarendon. Acolheu os sicários do rei vestido dos paramentos sagrados e se deixou apunhalar, murmurando: ‘Aceito a morte em nome de Jesus e pela Igreja’. Toda a Inglaterra o proclamou mártir, e três anos depois Alexandre III confirmou o título canonizando-o.

Do livro: ‘Os Santos e os Beatos da Igreja do Ocidente e do Oriente’, Paulinas Editora.

 

SANTO TOMÁS BECKET | Ecclesia Una

 

No dia de hoje, há 850 anos, era martirizado o grande arcebispo S. Tomás Becket. Becket fora um rapaz extraordinário, de grande virtude e inteligência. Desde a tenra infância foi educado como bom católico. Era, já em menino, de uma pureza extrema e de inteligência e talento extraordinários. O então arcebispo de Cantuária, Teobaldo, viu os potenciais do menino e o estimulou a dedicar-se aos estudos. Becket estudou filosofia, teologia, direito, e todo esse talento acabou chegando aos ouvidos do rei, Henrique II, que o nomeou chanceler (isto é, o braço direito do rei no governo da Inglaterra), embora Becket fosse apenas diácono com o título de arcediago. Becket, assim, começou a participar da vida da corte, mantendo-se contudo na prática das virtudes, que tantos obstáculos encontram em ambientes ligados a interesses de poder, rodeados de glórias, honrarias, faustos e externalidades.

Acontece, porém, que veio a falecer o arcebispo da Cantuária, e o rei Henrique II, propôs o nome de Tomás para o cargo de arcebispo. Becket não hesitou e disse ao monarca: “Senhor rei, até agora, nos negócios de Estado, nós agimos em plena comunhão” — a ponto de o povo dizer que o rei e o seu chanceler eram um só coração e uma só mente —, “mas se vós me nomeardes arcebispo, vosso amor logo se transformará em ódio”. O santo estava alertando que, uma vez no cargo de arcebispo, seria responsável por defender os direitos da Igreja, direitos que eram muitas vezes pisados por Henrique II. O rei fez pouco caso, e Tomás Becket foi sagrado arcebispo de Cantuária, primaz da Inglaterra, sucessor do grande S. Anselmo, e assim começou uma vida de grande ascese. Externamente, ele usava todas as vestes episcopais suntuosas, como convém à dignidade do cargo; mas, interiormente, andava de cilício, levava uma vida austera e de penitência. Ele também começou a lutar pelos direitos da Igreja, a ajudar os pobres, a fazer a Igreja progredir no seu caminho de evangelização, o que foi acendendo a ira do rei. A perseguição do monarca, que até então fora amigo do novo arcebispo, tornou-se tão aguda que Becket teve de fugir para a França, onde ficou exilado por seis anos. Por isso, Henrique II entrou em conflito com o rei da França e até mesmo com o papa, insistindo em que deveriam destituir aquele arcebispo. Tomás Becket, no entanto, continuou em sua posição. Depois de longas tratativas, confusões e conversas, resolveu-se que Tomás Becket poderia enfim voltar para a Inglaterra a fim de cumprir sua missão de arcebispo.

De volta porém à Inglaterra, encontrou o rei ainda indisposto, persistente em seu mal-querer, num clima que era tudo menos agradável. Certa feita, durante um banquete, o rei, talvez já meio embriagado, desabafou aos comensais, dizendo: “Como é possível que sejais meus cortesãos e não me livreis desse padre importuno?” Ora, quatro membros da corte viram nas palavras do rei um “pedido” e resolveram matar S. Tomás Becket. No dia 29 de dezembro, 850 anos atrás, entraram na catedral, e Becket foi gloriosamente martirizado, atestando sua fidelidade ao rei nos seguintes termos: “Sou arcebispo, não um traidor”, ao mesmo tempo que rezava por seus algozes e entregava a própria alma por amor a Jesus Cristo. O mártir foi logo aclamado pelo povo inglês e pela Igreja no mundo inteiro. Sim, trata-se de um mártir maravilhoso, cheio de amor a Cristo, fidelíssimo à Igreja, que começou a operar milagres, o primeiro dos quais foi a conversão do mesmo rei, Henrique II, que, vestido de penitente, se flagelou em público, pediu perdão por aquela morte, de algum modo causada por ele. Mais tarde, o santuário em que foram depostas as relíquias de S. Tomás Becket tornou-se objeto de peregrinação da Europa inteira. Milagres e grandes curas aconteceram, curas que vêm de um coração de verdadeiro arcebispo, que soube defender os direitos da Igreja contra os poderes mundanos que pretendiam escravizá-la.

 

Conheça mais sobre São Thomas Becket – O Arcebispo mártir de Canterbury

A verdade é invencível porque sua força provém do próprio Deus. Por mais que ela sofra aparentes derrotas, sempre acaba por triunfar.

Non licet tibi” – “Não te é lícito” (Mc 6, 18). As graves palavras do Precursor ressoavam nos ouvidos de Herodes Antipas, lembrando- lhe quanto desagradava ao Céu sua incestuosa união com Herodíades, a esposa de seu irmão Filipe. E quando, a instâncias de Salomé, os lábios de São João Batista foram para sempre calados pela espada do verdugo, dir-se-ia que essas recriminações haveriam de cessar definitivamente. Entretanto, não foi assim: o rei criminoso viveria até o fim de seus dias atormentado pela lembrança do profeta que continuava a interpelá-lo: “Non licet tibi”!

Há nesta passagem evangélica um exemplo paradigmático da luta entre o bem e o mal na face da Terra. De um lado está o rei adúltero, orgulhoso, sensual e egoísta, lutando por satisfazer seus vícios e interesses; de outro, uma alma de inquebrantável retidão, disposta a defender a Lei do Altíssimo, com o preço de seu sangue se preciso fosse. Na aparência, a vitória foi do primeiro; mas, na realidade, nem o cárcere nem o patíbulo conseguiram silenciar a força da verdade proclamada com destemor por quem era justo.

 

Mais de um milênio após esse episódio, tendo a Igreja civilizado as nações e estabelecido sua influência espiritual sobre elas, uma voz serena e firme como a do Precursor fez-se ouvir na Inglaterra, recordando a um rei tirano os limites do poder real: a de São Thomas Becket.

 

O início de uma contenda

 

Era o dia 1º de outubro de 1163. Começava na abadia de Westminster o sínodo convocado pelo rei Henrique II para debater questões concernentes ao governo da Igreja na Inglaterra. O monarca não concordava com o privilegium fori do clero e, ademais, não admitia que súditos seus fossem excomungados sem o consentimento real. Queria, ademais, que fossem restauradas outras prerrogativas desfrutadas por seus antecessores normandos. Todos os Bispos eram unânimes quanto à impossibilidade de ceder a tais pretensões do soberano. Mas quem se levantaria para enfrentá–lo? Cabia ao Arcebispo de Canterbury, Primaz da Inglaterra, a difícil tarefa.

Thomas Becket, que ainda havia pouco era Chanceler Real e grande amigo de Henrique II, assumiu o grave encargo. No momento oportuno, levantou-se e explicou ao rei a independência do poder espiritual em relação ao temporal, discorreu sobre o caráter sagrado do sacerdócio e, afinal, alegou os antigos direitos que possuíam os Bispos de julgar e punir os membros do clero.

O monarca encolerizou-se. Interrompendo as palavras do prelado, exigiu que todos aceitassem sem condições as propostas por ele feitas. São Thomas Becket respondeu que obedeceriam salvo ordine suo, isto é, na medida em que as regras por ele ditadas fossem lícitas para um clérigo. Ao ouvir isto, o rei se retirou irado, sem dizer sequer uma palavra de despedida.

 

Santos, Beatos, Veneráveis e Servos de Deus: São Tomás Becket, Arcebispo primaz da Inglaterra e mártir.

 

Harmonia entre os dois poderes

 

A contenda entre os Bispos ingleses e seu monarca não resultava excessivamente incomum naqueles conturbados séculos. Os limites da separação dos poderes temporal e espiritual, estabelecida pelo próprio Cristo – “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mt 22, 21) -, não estavam bem definidos ainda, trazendo, como consequência, frequentes e acirrados conflitos.

Por ser a Igreja uma sociedade visível, constituída por homens, muitos soberanos da época arrogavam-se o direito de nomear Bispos, legislar sobre a organização interna da Esposa de Cristo, dispor de suas rendas ou governar livremente sobre os membros do clero, obviando a circunstância de serem pessoas sagradas.

Ora, é justamente a independência do poder civil que permite à Igreja desempenhar seu labor em favor da sociedade, criando condições que tornam a Terra aprazível e habitável, bem como iluminando o poder temporal – rigorosamente soberano, na sua esfera – com uma luz celeste que o eleva, consolida e nobilita.

A Igreja necessita da ação do Estado sobre a sociedade, mas este jamais conseguirá alcançar com plenitude seu objetivo se não estiver em perfeito acordo com aquela. Da harmonia entre os poderes espiritual e temporal resulta que Deus jamais é tão bem servido como quando César se porta como seu filho; e César jamais é tão grande como quando é filho de Deus.

Essa era a grande verdade que respaldava a atitude do Arcebispo de Canterbury, e que o orgulhoso rei Henrique não queria admitir.

Nove cláusulas inaceitáveis

Tomando conhecimento do acontecido em Westminster, o Papa Alexandre III enviou mensageiros a São Thomas Becket, recomendando-lhe que, pela paz da Igreja, procurasse entrar em entendimento com o rei. Mas o monarca, ferido em seu amor-próprio, exigia uma retratação pública perante todos os Bispos e barões do reino.

O Palácio de Clarendon, nas proximidades da atual Salisbury, foi o lugar escolhido para tal encontro, que se realizou no dia 13 de janeiro de 1164, em um ambiente de demonstrações de fúria do rei e ameaças dos barões. Desejando o soberano deixar ali bem assentadas as bases de seu domínio sobre a Igreja, mandou redigir uma lista completa das normas cuja imposição ele tinha em mira. Eram as tristemente conhecidas Constituições de Clarendon, compostas por dezesseis cláusulas.

Grande choque teve o Arcebispo quando leu o texto. Algumas dessas cláusulas atribuíam ao poder real decisões até então de

competência da autoridade eclesiástica, outras atentavam contra a liberdade da Igreja. Assim, por exemplo, os Bispos passavam a depender da aprovação do soberano para sair do reino. Precisavam também de uma autorização de Henrique II para excomungar qualquer alto funcionário ou oficial do rei. Não podiam, nas causas eclesiásticas, apelar ao Papa como última instância. Quando ficava vacante uma sé episcopal ou uma abadia, esta caía em poder do soberano. Ele auferia todos os seus rendimentos e benefícios até tomar posse o novo titular, cuja eleição seria feita na capela real e com o consentimento do rei, ao qual o novo Bispo ou abade devia jurar lealdade como vassalo.

O Primaz da Inglaterra não podia de forma alguma aceitar essas constituições que de tal modo subjugavam o poder espiritual ao temporal. Apenas cinco das dezesseis cláusulas, concernentes de fato ao governo civil, eram, de fato aceitáveis, e foram posteriormente admitidas pelo Papa.

 

O julgamento de Northampton

O rei, porém, não pensava do mesmo modo. Estava decidido a submeter a Igreja a suas pretensões e, para isso, decretou a ruína de quem com tanta força se opunha a elas. Acusando- o de falsos delitos jurídicos e financeiros, ademais de perjuro por não aceitar as Constituições de Clarendon – que havia prometido aceitar sem conhecer seu conteúdo -, o eclesiástico foi intimado a comparecer diante da corte reunida em Northampton, no mês de outubro de 1164.

Ante as inusitadas denúncias, o Arcebispo pediu a Henrique um tempo para aconselhar- se com seus irmãos no episcopado e preparar sua defesa. “Atua sem temor”, disse-lhe seu confessor Robert de Merton, “escolheste servir a Deus no lugar do rei. Continua assim e Deus não te decepcionará”.1

Thomas compreendera a fundo a luta na qual se engajara, e estava disposto a levá-la até o fim. Entretanto, a maioria dos Bispos, temendo perder as boas graças do soberano, insistiam com o Primaz para que cedesse perante o rei e renunciasse a seu cargo. O Arcebispo de Canterbury, entretanto, fazendo valer sua primazia, proibiu os Bispos de tomarem parte no julgamento, caso este chegasse a se realizar, e ordenou que excomungassem qualquer um que usasse de violência com ele.

Dirigiu-se então ao castelo real de Northampton, onde, após o Primaz apresentar sua defesa, o rei reuniu o Conselho para decidir sua sorte. Sentado em outro aposento, Thomas Becket aguardava com calma e segurança a sentença.

Segundo um conceituado biógrafo, o Arcebispo foi condenado provavelmente à prisão perpétua. “Porém a sentença nunca foi declarada, porque quando uma comissão se apresentou para dar-lhe conhecimento, cada um foi passando para outro a incumbência, ninguém a aceitou”.2

 

Seis anos de exílio e tratativas

Vendo que havia sido decretada sua ruína, São Thomas Becket decidiu fugir do país. Numa noite chuvosa, depois de várias peripécias, cruzou o Canal da Mancha e foi refugiar- se na França, onde o rei Luís VII o acolheu solicitamente.

Logo depois se dirigiu para Sens, onde se encontrava temporariamente o Papa Alexandre III. Este o recebeu com total benevolência, aprovou sua conduta e reafirmou a condenação das Constituições de Clarendon. Também lhe concedeu o hábito da Ordem de Cister, que muito almejava, passando o santo Arcebispo a residir na abadia de Pontigny, onde compartilhou a frugal vida dos monges cistercienses e retomou o estudo de teologia, principalmente das Sagradas Escrituras.

Enquanto isso, transcorreram quase seis anos de intrincadas atividades diplomáticas e de tentativas de reconciliação, ora promovidas pelo Pontífice, ora pelo rei da França. Chegar a um acordo não era fácil, pois, como escrevia São Thomas ao Papa, se prevalecessem as exigências do monarca inglês, “a autoridade da Sé Apostólica na Inglaterra desapareceria completamente ou seria reduzida a quase nada”.3

Henrique II, por seu lado, reconhecia que, caso continuasse com sua política de oposição à Igreja, teria de sofrer penas canônicas. “Sei que lançarão um interdito sobre meu reino, mas não posso eu, que sou capaz de tomar uma fortaleza por dia, aprisionar um clérigo que ponha em interdito minha terra?”4, inquiriu a um legado papal.

O temor a Deus não havia ainda se extinguido por inteiro na alma de Henrique e, finalmente, após inúmeras ameaças da parte do Sumo Pontífice, resolveu fazer um acordo com o Arcebispo. Autorizou-o a voltar para sua Diocese, sem consentir, porém, em dar-lhe o beijo de paz.

 

 

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De volta à Pátria

Triunfal foi a acolhida do povo de Canterbury, no dia 2 de dezembro de 1170, a seu saudoso pastor. Ele, entretanto, estava convencido de que a paz não seria duradoura. Como ensina Santo Agostinho, “a paz é a tranquilidade da ordem”.5 Se não prevalecesse a ordem posta pelas leis de Deus e da Igreja, não existiria verdadeira paz.

No dia seguinte, três mensageiros chegaram a Canterbury da parte dos Arcebispos Roger, de York, Gilbert, de Londres, e Jocelin, de Salisbury, os quais mandavam pedir a revogação da excomunhão lançada sobre eles, por terem procedido à cerimônia de coroação do filho do rei, contrariando proibição expressa do Arcebispo Primaz e do próprio Vigário de Cristo. Thomas mandou responder-lhes que uma pena imposta pelo Papa só por ele poderia ser abolida.

A resposta fez reacender a cólera de Henrique II, já incomodado com a comovida recepção brindada pelo povo a seu legítimo Prelado. A cada dia, acentuava-se na corte o clima de inimizade contra o Arcebispo. Um biógrafo de Thomas Becket afirma que o rei, arrebatado de fúria, excitava seus cortesãos com frases como esta: “Que coleção de ociosos covardes tenho em meu reino, os quais permitem que um clérigo de baixa extração zombe vergonhosamente de mim!”.6 Alguns deles, decidiram ouvi-lo…

Na tarde de 29 de dezembro, quatro cavaleiros se apresentaram em Canterbury como vindos “da parte do rei” e foram recebidos pelo Arcebispo num salão contíguo à catedral. Um deles interpelou o eclesiástico em termos agressivos, pela sua recusa em absolver os clérigos e monges excomungados.

– A sentença não foi minha, mas do Papa. Que os interessados se dirijam a ele para pedir o perdão – respondeu Thomas.

– Digo-te o que o rei disse: foste suficientemente louco para excomungar seus oficiais.

A estas palavras, relativas aos anátemas lançados por São Thomas contra os barões que haviam se apropriado das terras da Diocese, o Arcebispo levantou-se, replicando:

– Castigarei qualquer um que viole os direitos da Sé Romana ou da Igreja de Cristo.

 

A vitória da verdade

Os cavaleiros, furiosos, retiraram-se para pegar as armas, enquanto alguns monges e servidores do destemido Prelado, vendo o grande perigo que ele corria, conseguiram a custo levá-lo para a catedral.

Era a hora do cântico das Vésperas e o templo estava cheio. Após o cortejo dos monges e do santo Arcebispo, penetraram

furiosos ali os cavaleiros armados e, com as espadas desembainhadas, precipitaram–se sobre este último.

– Absolve os Bispos! – gritou um deles.

Investiram então, de espada em punho, contra o indefeso ministro de Deus. O primeiro golpe atingiu os ombros de Thomas, e os seguintes feriram-lhe a cabeça. Seu cruciferário, tentando desviar com o braço um dos golpes, recebeu uma forte lesão que lhe rompeu até os ossos. “Estou disposto a morrer por meu Senhor. Que meu sangue salve a liberdade da Igreja e a paz”7, exclamou o mártir, de joelhos. Um novo golpe o prostrou morto por terra, com os braços estendidos, como se estivesse rezando.

Estava tudo acabado?

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Pelo contrário! A força da verdade, que levara João Batista a triunfar sobre Herodes Antipas, uma vez mais seria vitoriosa. O túmulo de Thomas Becket tornou-se centro de peregrinação, e entre os inumeráveis devotos que acorreram à sua sepultura encontrava-se o próprio Henrique II que, depois de ter pedido perdão ao Papa e renunciado às Constituições de Clarendon, se dirigira a Canterbury para pedir clemência ao santo mártir.

Invencível é o poder da verdade. O erro e o mal encontram seu dinamismo na natureza humana decaída pelo pecado, aliada ao demônio. A força da verdade, porém, está em algo infinitamente superior: o próprio Deus. Ele jamais nega sua graça àqueles que lutam por seu nome. Assim, por mais que a verdade sofra aparentes derrotas, no fim é sempre vencedora, porque sua fonte é o Deus eterno e imortal.


1 KNOWLES, David. Thomas Becket. Madrid: Rialp, 1980, p.148
2 Idem, p.151.
3 Idem, p.180.
4 Idem, p.184.
5 SANTO AGOSTINHO. A cidade de Deus. L.XIX, c.13.
6 KNOWLES, op.cit., p.205.
7 AUBE, Pierre. Thomas Becket. Madrid: Palabra, 1994, p.334.

(Revista Arautos do Evangelho, Dez/2010, n. 108, p. 36 à 39)

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