Santo Honorato – Santo do dia 16/01
Santo Honorato era de uma família de cônsules romanos fixada na Gália. Na juventude renunciou o culto dos ídolos, e conquistou para Cristo seu irmão mais velho, Venâncio. Convencidos da vacuidade das coisas deste mundo, ambos desejaram renunciar a ele e a todos os seus prazeres, mas um pai amoroso e pagão insistia em impor-lhes obstáculos nesta caminhada.
Enfim, levando consigo como diretor espiritual, São Caprásio, um santo eremita, velejaram de Marsélia até a Grécia, com a intenção de viver em segredo em algum deserto. Em seguida, Venâncio faleceu ditosamente em Metona, e Honorato, também enfermo, viu-se obrigado a retornar com seu condutor.
Primeiro levou uma vida de ermitão nas montanhas de perto de Fréjus. No mar junto a essa costa, encontram-se duas pequenas ilhas; na menor, hoje conhecida como ilha de Saint-Honorat, é onde nosso santo se instalou e, seguido por outros fundou o famoso mosteiro de Lerins, por volta do ano 400. Determinou que alguns de seus seguidores vivessem em comunidade; outros que lhe pareciam mais perfeitos, em celas separadas, como anacoretas (indivíduo que, por penitência, vive em lugar deserto, isolado; ermitão).
Sua regra se inspirava em grande parte na de São Pacômio.
Nada pode ser mais amável que a descrição feita por São Hilário de Arles sobre as sublimes virtudes desta companhia de santos, especialmente as da caridade, concórdia, humildade, compunção e devoção, que reinavam em seu meio, sob a conduta do nosso santo abade.
Contra a vontade, foi consagrado arcebispo de Arles em 426, e faleceu exaurido pelas penitências e labores apostólicos, em 429.
A vida deste santo nos traz uma reflexão:
A alma não pode verdadeiramente servir a Deus enquanto estiver envolvida com as distrações e prazeres deste mundo. Santo Honorato sabia disso e escolheu tornar-se um servo de Cristo, seu Senhor, mesmo que isso significasse abandonar a própria família.
Esteja determinado, não importa sua vocação, a viver absolutamente desligado do mundo e adele separar-se o máximo que puder.
Veja também: Calendário hagiológico – Santo do dia
Veja também: Compensa ter fé?
Veja também: Pecados – Porque é tão grave desobedecer?
Veja também: Súplica ardente aos santos anjos
Que Deus te abençoe querido leitor!
Giuliane Matos
Comentários