Apascenta minhas ovelhas

Apascenta minhas ovelhas

Apascenta minhas ovelhas

 I Samuel 16, 14-23: “O Espírito do Senhor retirou-se de Saul e um espírito mau veio sobre ele, enviado pelo Senhor. Os homens de Saul disseram-lhe: “Eis que um mau espírito de Deus veio sobre ti. Que nosso senhor ordene e teus servos aqui presentes procurarão um homem que saiba tocar harpa e, quando o mau espírito de Deus estiver sobre ti ele tocará o instrumento para acalmar-te”. “Está bem – respondeu Saul –, procurai-me um bom músico e trazei-mo.” Um dos servos declarou: “Conheço um filho de Jessé de Belém que sabe tocar muito bem: é valente e forte, fala bem, tem um belo rosto e o Senhor está com ele”. Saul mandou mensageiros a Jessé, para dizer-lhe: “Manda-me o teu filho Davi, o pastor”. Jessé tomou um jumento carregado com pão, um odre de vinho e um cabrito e mandou esses presentes a Saul, por seu filho. Davi chegou à casa do rei e apresentou-se a ele. Saul afeiçoou-se a Davi e o fez seu escudeiro. Mandou então dizer a Jessé: “Peço-te que deixes Davi a meu serviço, porque ele me é simpático”. E sempre que o espírito mau de Deus acometia o rei, Davi tomava a harpa e tocava. Saul acalmava-se, sentia-se aliviado e o espírito mau o deixava.”

Davi tocava a harpa e Saul acalmava-se e o Espírito mal retirava-se dele. Existe algo muito importante aqui para nós: Davi era pastor.

Davi: humilde pastor e músico (a música era o instrumento pelo qual Davi servia a Deus). O pastor apascenta as ovelhas.

Há um carinho muito grande de Deus nesta ligação, Davi, que foi edificado um grande Rei através das mãos poderosas do próprio Deus, antes foi, apenas um pastorzinho de ovelhas. Deus o tornou grande e o colocou exatamente onde precisava para que também a libertação de Saul acontecesse!  Deus o colocou onde quis e ele foi obediente.

Davi pecou. Mas se redimiu, se humilhou, pediu perdão, recomeçou, veja o Salmo 50¹, o arrependimento de Davi foi arrebatador! Nossa vida é assim vivemos de altos e baixos numa luta constante entre a santidade e o pecado e estes homens da bíblia têm muito a nos ensinar porque também nós somos chamados a pastorear, conduzir um povo, cada cristão é um profeta, um missionário, somos chamados a levar as pessoas para dentro do coração amabilíssimo do Senhor é preciso ter sinceridade de coração e evangelizar com a vida!

Catecismo da Igreja Católica nº 900: Porque, como todos os fiéis, são por Deus encarregados do apostolado, em virtude do Batismo e da Confirmação, os leigos têm o dever e gozam do direito, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra. Este dever é ainda mais urgente quando só por eles podem os homens receber o Evangelho e conhecer Cristo. Nas comunidades eclesiais, a sua ação é tão necessária que, sem ela, o apostolado dos pastores não pode, a maior parte das vezes, alcançar pleno efeito.

Veja que palavra forte: sem a nossa ação, toda evangelização fica comprometida! Você é muito importante!

 

João 21, 15-17: “Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?”. Respondeu ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta os meus cordeiros”. Perguntou-lhe outra vez: “Simão, filho de João, amas-me?” Respondeu-lhe: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta os meus cordeiros”. Perguntou-lhe pela terceira vez: “Simão, filho de João, amas-me?”. Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: “Amas-me?”, e respondeu-lhe: “Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas.”

A pergunta de Jesus é de rasgar a alma: Amas-me mais do que estes?

Jesus dá a Pedro, a oportunidade de redimir-se tantas vezes quantas negou (Marcos 14,66-72). Jesus ama a Pedro com estas perguntas que a princípio parecem carregadas mas na verdade são a leveza do amor, pois Ele ama Pedro mais que a si mesmo visto que deu sua vida por Pedro e agora o perdoa da traição dando a Ele o governo da Igreja e é assim também com cada um de nós.

Jesus quer que sejamos fiéis a Ele a ponto de amá-lo cegamente e se entregar a Ele totalmente, desejar que não haja no mundo, amor maior que o meu e se cair no pecado, na traição, termos a humildade de reconhecer e pedir perdão. Despojar-se dos desejos humanos para que Deus seja pleno, não ter medo, não ter respeito humano.

Não precisamos de grandes discursos para pregar o evangelho, precisamos vive-lo e as pessoas o verão em nós. Precisamos buscar assiduamente uma conduta de vida condizente com nosso mestre, precisamos imitar a Santíssima Virgem Maria que se escondeu de tudo e de todos para que seu filho transparecesse nela, precisamos buscar o amor verdadeiro que não exige nada para si mas que quer ser de Deus acima de tudo, não é difícil, basta confiar na providência de Deus e nesse amor que impeliu Jesus Cristo a morrer crucificado por nós e isso é cada dia… um dia após o outro… nas pequenas coisas…

 

OREMOS

Cura-me Senhor!

Lava-me Senhor!

Perdoa meus pecados!

Eu renuncio tudo o que não me leva para ti!

Quero ser pastor de tuas ovelhas através da minha vida. Permita Senhor, que todos aqueles que me virem sejam profundamente cheios do teu Espírito Santo. Todos que falarem de mim, sejam inundados de amor, todos que pensarem em mim sintam sua presença e tudo que desejarem para mim retorno mil vezes ao que desejou. Que minha vida seja cura, que as pessoas encontrem força para buscar a santidade a partir do meu testemunho e que eu me abra para a tua graça sem limites. Jesus, eu autorizo, pelo poder do teu Sangue Redentor, que o Espírito Santo me leve onde quiser, me use como lhe aprouver.

Guia-me, instrui-me, usa-me!

Sim Jesus, eu te amo e apascento as tuas ovelhas com a minha vida!

Amém.

Uma promessa de Deus para aquele que aceita seu chamado:

Deuteronômio26, 16-19: “Hoje, fizeste o Senhor, teu Deus, prometer que ele seria teu Deus, e que andarias nos seus caminhos, observando suas leis, seus mandamentos e seus preceitos, e obedecendo-lhe fielmente. E o Senhor fez-te prometer neste dia, também de tua parte, que serias um povo que lhe pertenceria de maneira exclusiva, como te disse, e que observarias todos os seus mandamentos, para que ele te eleve em glória, renome e esplendor, acima de todas as nações que criou, e sejas, assim, um povo consagrado ao Senhor, teu Deus, como te disse.”

Recomendo a você os seguintes temas:

Poderosa oração de renúncia, cura e libertação

Oração de renúncia e libertação pelo Sangue de Jesus

O tempo em que Deus marcou seus servos

 

Giuliane Matos

Comentários