Meditação – Mês do Sagrado Coração de Jesus – 17º dia

Meditação – Mês do Sagrado Coração de Jesus – 17º dia

Vamos a Jerusalém, ali acharemos o Coração de Jesus aceitando as cadeias.

As amizades

 Hoje, nosso coração que já se compadece de amor por este Senhor tão amoroso, chora as dores de Jesus e o consola, com nossa amizade…
 
Céus! Que vejo? Um Deus amarrado! E por quem? Pelos homens, pelos vermes da terra que ele mesmo criou!
Anjos do paraíso, que dizeis a isto? E vós, meu Jesus, porque vos deixais amarrar? Assim como São Bernardo, te pergunto: “que tem que ver convosco,  os ferros dos escravos e criminosos, sendo vós o Santo dos santos, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores?
AH! Se os homens vos amarram com cordas, porque as não desfazeis? Porque não vos livrais dos tormentos e da morte que vos preparam? Que tenhais sido envolvido e atado nas faixas da infância por vossa Mãe, quando ereis recém-nascido, passe… que vos tenhais como que ligado e aprisionado por vosso amor no Sacramento do Altar, sob as santas espécies, passe ainda… mas que sejais amarrado como um malfeitor pelos Judeus ingratos, para serdes arrastado a Jerusalém, de rua em rua, de tribunal em tribunal, para serdes enfim amarrado no pretório à coluna e ali padecer a mais horrível das flagelações, ó Jesus o mais terno dos filhos dos homens, não o sofrais.
Mas vós não me escutais: quereis ser encadeado. Ah! Eu compreendo, não são as cordas, é o amor só, é vosso Coração muito amante que vos tem cativo, que vos força a sofrer e morrer por nós.
Exclamo com S. Lourenço Justiniano: “Ó amor divino,  vós só pudestes encadear assim um Deus e conduzi-lo à morte por amor dos homens.”
     Jesus se submeteu voluntariamente a ignominia de ser amarrado como um malfeitor e insensato, a fim de nos merecer a graça de sacudirmos as cadeias que nos escravizam ao pecado, e que se chamam más ocasiões.
Estas cadeias são fortes e difíceis de quebrar; só consegue desfazê-las quem as rompe de golpe, decididamente!
É preciso saber que o demônio não nos impele logo nos piores pecados, ele vai levando pouco a pouco as almas imprudentes até a beira do precipício, depois o menor choque basta para faze-las cair. É máxima comum entre os mestres da vida espiritual que, em matéria de impureza principalmente, não há outro remédio que fugir da ocasião, meio único de nos livrarmos dos apegos terrenos.
Pode ser que alguém pense: “se me afasto desta ou daquela pessoa, se quebro estas relações familiares, ou de amizade, será um escândalo, darei muito o que falar… Respondo: Mais escândalo haverá se não vos separar de alguns pois só o que farão é te levar para o pecado e assim, perderás a tua alma, não tenha medo do que dizem de ti porque de uma forma ou de outra, se não falam diante de vós, falam na vossa ausência.
    O triste respeito humano que nos faz ofender a Deus para agradar aos homens…
    Nós devemos praticar a civilidade e gratidão antes de tudo para com Jesus Cristo, cujo afetuoso Coração nos cumulou de tantos benefícios.
    Cessai de afligir o Coração do divino Esposo; porque Jesus sente-se ferido no Coração, vendo uma alma se apegar loucamente àquilo que pode perdê-la. É o que ele fez ver um dia a santa Ludgarda: ela era então desgraçadamente encadeada por uma frívola amizade, e Jesus lhe apareceu, mostrando-lhe seu Coração profundamente ferido. A esta vista ela entrou em si, rompeu com a ocasião, chorou sua falta, e por atos de virtudes atingiu a perfeição.
    Se estais presa nestas cadeias de morte, alma cristã, escutai o que vos diz o Divino Coração de Jesus: Rompe teus laços (Is. 52,2) pobre alma; quebra estas cadeias que podem te arrastar ao suplício eterno, e vem a mim; deixa prender teu coração ao meu por minhas cadeias, que são de ouro, de amor, de paz, cadeias de salvação.
    Como as almas se apegam ao Coração de Jesus? Pelo amor, que é o laço da perfeição.
    Não se prenda a Deus pelo temor dos castigos, assim corres grande perigo; mas une-te a Deus pelo amor, assim está segura de não o perder mais, uma vez que ela não cesse de o amar.

     Prática

     Se estou enredado em alguma criminosa ou perigosa relação, quero renuncia-la desde hoje. Há tantos que estão no inferno por terem dito: Amanhã! Amanhã!

     Afetos e Súplicas

     Ó Cordeiro cheio de mansidão, posso temer ainda que me firas? Vejo vossas mãos atadas; vós vos privais de algum modo do poder de levantar o braço sobre minha cabeça culpada. Deste modo me dais a entender que não tendes a intenção de me castigar, contanto que eu queira sacudir o jugo de minhas paixões para me unir a vós. Sim, meu Jesus, quero livrar-me delas; arrependo-me de toda a minha alma de ter-me separado de vós, abusado da liberdade que me destes. Vós me ofereceis outra liberdade, mais perfeita, que me livrará das cadeias do demônio, e por-me-há em o número dos filhos de Deus. Vós vos deixastes ligar por meu amor: quero ser ligado por vosso amor. Ó felizes cadeias, belos laços de salvação, que prendeis as almas ao Coração de Jesus; apoderai-vos também de meu pobre coração; apertai-o tão fortemente que ele não possa mais separar-se deste Coração tão amante. Meu Jesus, eu vos amo, a vós me uno, e vos dou todo o meu coração, toda a minha vontade. Resolvido estou,  amadíssimo Senhor meu, a não vos deixar mais. Ah! Meu terno Salvador, vós, para pagar minhas dívidas, quisestes ser amarrado como um criminoso pelos algozes, e arrastado neste estado pelas ruas de Jerusalém, para serdes em seguida conduzido à morte, como um inocente cordeiro que levam ao matadouro; vós quisestes ser cravado na cruz e a não deixastes senão depois de terdes deixado a vida; oh! Não permitais que eu tenha de novo a desgraça de me separar de vós, e de me ver privado de vossa graça e vosso amor. Ó Maria, prendei-me, ainda que pecador, prendei-me ao Coração de vosso Filho Jesus, a fim de que não me separe mais dele, unido a ele viva e morra, para ter a felicidade de entrar um dia na pátria da bem aventurança, onde não terei mais que temer separar-me de seu santo amor.

Oração Jaculatória

Ó meu Jesus, ligai-me, prendei-me estreitamente a vosso Coração.

Comentários