Como viver bem o tempo Pascal?

Como viver bem o tempo Pascal?

Como viver bem o TEMPO PASCAL?

A Páscoa é um período de reflexão e renovação de tudo que compõe nossa vida. … O Tempo Pascal, é o período que vai desde o Domingo da Ressurreição (a começar do Domingo da própria Páscoa) até o Domingo de Pentecostes (sétimo domingo após o Domingo da Páscoa).

Esse período dura 50 dias. Aproximadamente 8 semanas e por isso é chamado: OITAVA DE PÁSCOA.

Após os quarenta dias da Quaresma, podemos finalmente cantar o júbilo de nossas almas: “Cristo ressuscitou, aleluia!”

Cristo, o Senhor, Deus encarnado, padeceu a dolorosa Paixão por amor a nós. Seu sacrifício, no entanto, o outorgou maior glória, pois “Ele ressuscitou, como disse, aleluia!”

Se no Tempo Quaresmal tivemos a oportunidade de praticar o jejum, a caridade, a penitência e a oração, como deve ser a nossa vivência do Tempo Pascal?

O tempo da ressurreição é marcado pela alegria. Essa alegria não é euforia, é felicidade que não cabe em nós. Por isso, a melhor forma de expressar essa experiência é por meio do louvor. Aproveite as oitavas de Páscoa para louvar mais, para bendizer a Deus pelos seus feitos em sua vida, na história da salvação. Permaneça no louvor!

Reuni 3 dicas que irão te ajudar a viver este tempo Pascal com todos os benefícios de uma espiritualidade cheia da graça de Deus e com a mesma intensidade em que esforçou-se para viver a Quaresma.

 

  1. Procure o Senhor e cultive a alegria!

“Depois do sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. Maria tinha ficado perto do túmulo, do lado de fora, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se para olhar dentro do túmulo… Jesus perguntou-lhe: Mulher, por que choras?… Então, Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: Eu vi o Senhor” (cf. Mt 28,1; Jo 20, 11.15.18).

O encontro de Jesus com Maria Madalena nos revela que devemos, neste Tempo Pascal, procurar o Senhor sem nos cansarmos! É o tempo favorável, no qual o Senhor se deixa encontrar por todos aqueles que O procuram de coração sincero. “Por que choras”, Jesus pergunta a cada um de nós. Agora é tempo de alegria, de júbilo, pois mesmo em meio à dor nós podemos encontrar e ver o Senhor!

Não há motivo  melhor e maior para se estar feliz do que a ressurreição de Cristo. A nossa felicidade deve ser grandiosa e contagiante, pois recebemos o perdão de Deus neste tempo, e não há privilégio maior do que esse. Cultivemos e proclamemos esta alegria onde estivermos, seja em casa, no trabalho, na rua, enfim. Proclamemos a alegria de ser perdoado pelo Senhor, a graça que recebemos neste tempo. Cultivemos a alegria sendo alegres! Louvando a Deus até pelas tribulações, pois confiamos que o Cristo ressuscitado pode realizar em nossas vidas, infinitamente mais do que tudo que pedimos!

E onde procura-lo?

 

 

  1. Leia a Palavra de Deus, faça metas de oração, pratique as virtudes e busque a Eucaristia:

“Naquele mesmo dia, no primeiro dia da semana, dois dos discípulos iam para um povoado, chamado Emaús. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles, e começando por Moisés e passando por todos os Profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras, as passagens que se referiam a ele. Depois que Jesus se sentou à mesa com eles, tomou o pão, pronunciou a bênção, partiu-o e deu a eles. Neste momento, seus olhos se abriram e eles o reconheceram” (cf. Lc 24,13.15.27.30s).

Jesus partilhou com os discípulos de Emaús o pão da Palavra e o pão da Eucaristia. O encontro do Senhor com esses discípulos nos ensina que os Sacramentos são os lugares mais favoráveis para vê-lo! Podemos sentir a real presença de Jesus quando escutamos sua Palavra com atenção e quando comungamos o seu Corpo e Sangue na Eucaristia.

Durante todo o tempo Quaresmal, lutamos contra os pecados, especialmente os 7 pecados capitas:

Gula

Luxúria

Inveja

Preguiça

Ira

Soberba

Avareza

Assim, exercitamos a melhora diante de nossas falhas, através do jejum e da penitência.

Agora é hora de colher as virtudes plantadas pelo próprio Jesus, em nossos corações e não voltar atrás! Não podemos voltar a cometer estes pecados! Mas exercitar a santidade através da prática das virtudes:

. Prudência

. Justiça

. Temperança

. Coragem

. Fé

. Esperança

. Caridade

E isso nos leva à próxima prática pascal…

 

Veja também: Poderosa oração de renúncia, cura e libertação.

Veja também: São Patrício, o santo que foi sequestrado por piratas! Santo do dia 17/03

Veja também: Permanecer em Deus

Veja também: Maria é nossa Mãe

 

  1. Viver em Comunidade e evangelizar

“Tomé, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Depois disse a Tomé: Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Tomé respondeu: Meu Senhor e meu Deus! Jesus lhe disse: Creste porque me viste? Bem aventurados os que não viram e creram!” (cf. Jo 20,24.26-29).

Os Sacramentos são celebrados em comunidade. A experiência de Tomé com Jesus é o retrato perfeito do que acontece quando estamos fora de comunidade: não há fé, não há a alegria da ressurreição, não há a paz que vem de Cristo. A partir do momento em que Tomé deixou-se envolver pela comunidade, ele pôde ter também a experiência de ver o Senhor.

Esses cinquenta dias do Tempo Pascal nos recordam que Jesus passou cinquenta dias aparecendo a seus discípulos, não ao mundo, mas às pessoas que creram nEle, ensinando-as, consolando-as e alegrando-as. O Tempo Pascal é justamente o tempo de VER o Senhor!

Procuremos pelo Senhor sem nos cansarmos, através da vivência sacramental em comunidade!

Evangelize, dê testemunho através da sua vida. Não há melhor maneira de propagar a Palavra de Deus do que ser exemplo com a própria experiência. Propague às pessoas ao seu redor os feitos do Senhor em sua caminhada, fale sobre os milagres que Ele realizou no seu coração durante este tempo. Deixe que o Tempo Pascal seja rico de alegrias e testemunhos para ti e para aqueles que te cercam.

Feliz Páscoa!!!

Comentários