PECADOS: Por que é tão grave desobedecer?
Pecados!
Inicio uma série de postagens sobre os pecados, a intenção é ajudar o leitor a fazer um bom exame de consciência para a melhor confissão de sua vida! Isso mesmo, confissão!
Quantas pessoas não se confessam a 1 ano, 5 anos, 15 anos! A Igreja é mãe e mestra de amor e nos pede que ao menos uma vez por ano, por ocasião da Páscoa nos confessemos, mas, uma pergunta: “QUANTAS VEZES VOCÊ PECA POR DIA?” Eu, nem sei dizer! Imagina o tamanho da casca grossa de pecado que se forma em torno da nossa alma se nos confessarmos apenas uma vez no ano? E 20 anos?! Por isso existem pessoas extremamente cansadas da vida, desanimadas de Deus, incrédulas, magoadas, desanimadas… Mas, vamos falar da confissão mais adiante, agora, eu quero que você entenda o mar de dor que te envolve para que tenha o desejo de se livrar dele!
O que é pecado?
“Pecado é a dor suprema da separação de Deus por uma ofensa cometida conta o máximo amor.” (Giuliane Matos)
Vamos ao catecismo da Igreja Católica:
CIC 1849. O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a reta consciência. É uma falha contra o verdadeiro amor para com Deus e para com o próximo, por causa dum apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e atenta contra a solidariedade humana. Foi definido como «uma palavra, um ato ou um desejo contrários à Lei eterna»
CIC 1850. O pecado é uma ofensa a Deus: «Pequei contra Vós, só contra Vós, e fiz o mal diante dos vossos olhos» (Sl 51, 6). O pecado é contrário ao amor que Deus nos tem e afasta d’Ele os nossos corações. É, como o primeiro pecado, uma desobediência, uma revolta contra Deus, pela vontade de os homens se tornarem «como deuses», conhecendo e determinando o que é bem e o que é mal (Gn 3, 5). Assim, o pecado é «o amor de si próprio levado até ao desprezo de Deus». Por esta exaltação orgulhosa de si mesmo, o pecado é diametralmente oposto à obediência de Jesus, que realizou a salvação (FL 2,6-9).
Pensa comigo, Deus é amor, Deus é bom, criou o ser humano à sua imagem e semelhança, nos deu inteligência e domínio sobre todos os animais, sobre todas as coisas existentes, nos deu o poder de decisão entre o bem e o mal e só nos pede uma coisa: obediência, mas nós, não, nem isso, obedecer por que? Eu posso mais, eu sei, eu faço, eu mando, eu quero, meu prazer, minha razão, minha vontade, minha determinação, eu, eu, eu, o orgulho vai tomando conta, o desprezo de Deus e dos outros, a vaidade, a soberba e assim por diante, e é assim, que todos os males entram no mundo, assassinatos, roubos, mentira, enganação, abortos, medos, doenças e as suas consequências terríveis, isso é pecado, essa desordem, essa desobediência, essa bagunça que se você olhar à sua volta, claramente verá!
Veja também:Pecados Veniais
Veja também:Pecados mortais
Veja também:Os Dez Mandamentos
Veja também:Devoções Católicas: O Ano de São José
De repente você questione, mas obedecer o que? Obedecer por que?
É simples! Todas as nossas atitudes têm uma consequência, uma jovem que começa sua vida sexual muito cedo, fora do matrimônio, por exemplo, está correndo muitos riscos! Risco de engravidar precocemente e ter que educar uma criança sem a mínima estrutura, pode passar fome, desespero, pode querer abortar e assim torna-se uma assassina, pode não engravidar, mas pegar uma doença venérea que a tornará estéril e quando resolver casar-se, seu esposo querendo filhos viverá a frustração desta dor, ela pode machucar a sua alma envolvendo-se com pessoas que só querem prazer, usa-la e deixa-la, e assim por diante, isso é só um exemplo, nem falei que sua alma fica destruída pelo peso do pecado e o rompimento da intimidade com seu Deus e também há a culpa do pecado porque nesse caso, ela não pecou sozinha, no sexo, alguém pecou com ela e sua culpa é aumentada…
Vê as consequências? Deus não quer que passemos por isso! Deus quer a nossa plena felicidade, então ele criou o sexo para que os casais, casados, estruturados, se regozijem no amor mútuo, só entre os dois, sem pornografia, sem aventuras pervertidas, e nesse amor sejam felizes e fecundos!
Mas vem o diabo e diz:” Experimenta! Se você não experimentar como vai saber se essa é sua vocação?!” Se você não souber como é vai ficar pra trás careta!” “Deus fez, é pra usar!” E o povo cai na malícia do diabo e se fere, por pura desobediência!
Isso é pecado meus irmãos, um amor tão grande por si mesmo e
Seus prazeres que chega ao desprezo de Deus!
Desprezo sim, porque quando eu desprezo a palavra de alguém, estou desprezando a própria pessoa!
Que Deus nos dê sabedoria para obedecer seus mandamentos e ser fiéis aos seus preceitos de amor para com nossas vidas!
Que à luz do Espírito Santo, sejamos mansos e humildes de coração e saibamos obedecer docilmente aquilo que nosso Deus, que tanto nos ama, nos recomenda.
No próximo artigo, você vai conhecer os pecados mortais!
Giuliane Matos
Comentários